Assembléia inaugura exposição de Weng Mei-o


17/07/2003 19:35

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Exposição "Preservando a Natureza", da artista Wuang Weng Meio-o, no no Espaço V Centenário Clique para ver a imagem "> Representantes da Assembléia Legislativa e integrantes da comitiva taiwanesa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tawanA170703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

A mostra "Preservando a Natureza", da artista plástica taiwanesa Wuang Weng Mei-o, foi aberta quinta-feira, 17/7, no Espaço V Centenário da Assembléia Legislativa. A artista estava acompanhada do diretor superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Jian-gueng Her, e foi recebida pelo superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, Emanuel von Lauenstein Massarani e pela chefe de gabinete da Presidência da Assembléia, Marília Saraiva Campos.

A artista, que nasceu em Taipei em 1955, há muitos anos reside no Brasil e faz parte da Associação dos Artistas Plásticos Chineses.

Segundo Jian-gueng Her, a comunidade chinesa de Taiwan no Brasil é de 100 mil pessoas, das quais 90 mil residem em São Paulo. "A imigração para o Brasil começou nos anos setenta e foi uma decorrência da guerra civil", disse Jiang-gueng (em chinês o nome de família vem primeiro), comemorando o fato de que a maioria dos filhos desses imigrantes obtiveram ascensão social tornando-se profissionais liberais, e citou a presença dos vereadores William Woo (PSDB) e Roger Lin (PMDB) na Câmara Municipal de São Paulo.

O diplomata de Taiwan ressaltou ainda que seu país e o Brasil têm ima intensa relação comercial, que movimenta anualmente US$ 1,2 bilhões, e que Taiwan é um considerável consumidor de ferro e aço brasileiros.

Ke Ching Rong, também diretor Escritório Econômico e Cultural, previu para o final deste ano a inauguração do Centro Cultural e Educacional Chinês de Taiwan, que ocupará dois andares do prédio que está sendo construído da Rua São Joaquim, 486, na Liberdade, que também abrigará um centro de budismo e o escritório de comércio exterior.

alesp