Movimento discute ações para recuperar o Rio do Peixe


12/08/2008 17:16

Compartilhar:

Mauro Bragato garante apoio ao movimento do Rio do Peixe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/BRAGATO RIO DO PEIXE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Movimento Vamos Salvar o Rio do Peixe se reuniu nesta segunda-feira, 11/8, na Unesp de Presidente Prudente para discutir ações de recuperação do rio. Foi definida a realização de um levantamento das áreas degradadas nos cursos alto, médio e baixo deste importante manancial que passa por 37 municípios em seus 350 quilômetros de extensão. O movimento conta com o apoio do deputado Mauro Bragato (PSDB). O grupo é formado por representantes da Unesp, do DAEE, da Sabesp, do Cati, da Secretaria do Meio Ambiente, da OAB, da Cetesb, do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente, do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DPRN), entre outros órgãos ambientais.

Bragato afirmou que são viáveis recursos financeiros através do governo estadual para projetos de recuperação do rio, desde que as ações sejam organizadas. O movimento foi formado no mês de junho em reunião na cidade de Mariápolis, com a presença do secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, que, na ocasião, confirmou recursos para projetos de recuperação do rio.

No encontro na Unesp, foi confirmada também a realização de um levantamento das condições do leito e do entorno do rio, tendo o suporte de programas como o Projeto Levantamento Censitário de Unidades Agropecuárias (Lupa). Programas como o Melhor Caminho e Microbacias Hidrográficas da Secretaria da Agricultura foram citados pelo deputado como meios de viabilizar a recuperação das áreas degradadas no entorno do rio, no combate à erosão e assoreamento dos afluentes e do rio. Bragato também considera necessária a participação dos prefeitos da região nas discussões do tema.

O rio do Peixe é o principal abastecedor de águas de Presidente Prudente e vários outros municípios. Encontra-se degradado com poluição de esgotos sanitários, lixo, assoreamento e necessita de reflorestamento nas áreas próximas às margens.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp