De Marchi imprime vida, forte personalidade e diversificada pesquisa cromática em suas obras

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
22/04/2009 14:24

Compartilhar:

De Marchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/DE MARCHI MAU_2288.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sonho Dourado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/DEMARCHIobraMAU_2284.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As cores de Maria Dulce De Marchi denotam a personalidade de uma artista que deseja afrontar principalmente temas em defesa de nossa ecologia inspirando-se na variedade da natureza brasileira.

De um verismo fantasioso passa para uma forma ingênua. Os seus quadros falam a linguagem simples e pura da natureza: são paisagens, animais e cenas campestres.

A sensibilidade de uma autentica artista ingênua encontra-se expressa em suas telas. Cada tema que pinta se torna luz, pois vibra interiormente através da carga humana que a artista lhe transmite.

Seu cromatismo produz um particular relêvo aos temas que ela enfrenta e que trata dentro de um estilo não importado ou aprendido, mas amadurecido através de uma longa experiência pictórica .

Em "Sonho Dourado", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista consegue imprimir seu próprio caráter e sua própria alma. Como em todas as suas obras existe vida, personalidade e uma diversificada pesquisa cromática.



A artista



De Marchi, pseudônimo artístico de Maria Dulce Massaro De Marchi, nasceu em São Paulo, em 1950. Desde muito jovem manifestou pendores para a pintura. Com lápis de cor desenhava tudo que sentia vontade de passar para os cadernos de desenho. Na mesma época interessou-se também pelo giz de cera, aquarela, tinta plástica e nanquim.

Incentivada por sua avó paterna, Clarice Bubola De Marchi Massaro, em sua homenagem passou a assinar seus quadros com o pseudônimo De Marchi. Formou-se em direito, tendo advogado durante 10 anos e a partir de 1977 passou a pintar com tinta acrílica.

Foi catalogada no Dicionário "Artes Plásticas Brasil", organizado por Júlio Louzada, (2000); "I Colore del Brasile", de Mário Rosedá, Roma, Itália. (1999/2000);"O Livro das Artes", de Milton Teixeira, (1998);Catálogo Brasileiro das Artes Plásticas, de Ivanir Pineda Sanches,(1997);"Cowparade São Paulo", "Ibep " Companhia Editora Nacional. (2005);. "Cowparade São Paulo", Circuito das Vacas (2005).

Participou de inúmeras exposições individuais, entre elas "A Arte De Marchi", Espaço Cultural Afonso Schmidt, SP (1997); Club Hípico Santo Amaro, SP (1998); "Jockey Club de São Paulo", SP (1999); Club Hípico Santo Amaro, Sp (2000); Sociedade Recreativa Veteranos, Nova Odessa SP. (2007); Sala Vip Internacional Da Varig, (2008); Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos SP. (2008).

Possui obras em coleções particulares no Brasil e em Estados Unidos, França, Israel, Japão, Austrália e no Musée D"art Naif, de Béraut, França e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp