Sub-região do ABC fará parte da Região Metropolitana da Grande São Paulo


25/05/2011 10:34

Compartilhar:


Orlando Morando (PSDB) foi um dos principais articuladores para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 6/2005, do governador, que trata da reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo. O projeto também autoriza a criação do conselho e do fundo metropolitanos, destinados a realizar o planejamento da região metropolitana, que abrange 39 municípios, cerca de 76% da população do Estado de São Paulo.

Morando foi um dos defensores para a criação da sub-região do ABC na emenda aglutinativa. A criação das cinco sub-regiões possibilita ao aglomerado de cidades com características semelhantes, como o Grande ABC, maior participação nas decisões do governo do Estado nas medidas a serem tomadas na Região Metropolitana.

Os municípios da Região Metropolitana de São Paulo serão agrupados nas seguintes sub-regiões: Norte (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã), Leste (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano), Sudeste (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano), Sudoeste (Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), Oeste (Barueri, Carapicuiba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Paranaíba).(da)



omorando@al.sp.gov.br

alesp