Produção legislativa de 2003 foi muito satisfatória, avalia Beraldo


17/12/2003 20:02

Compartilhar:

Deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa concede entrevista à TV Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Balanco Beraldo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Apesar das dificuldades enfrentadas pela população, 2003 resultou em atividade parlamentar satisfatória e trouxe avanços na modernização e na transparência dos trabalhos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa foi a avaliação feita pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo. Ele concedeu entrevista à TV Assembléia nesta quarta-feira, 17/12, para fazer um balanço das realizações do Parlamento paulista neste primeiro ano da atual legislatura, iniciada em dia 15 de março. O programa Prestando Contas vai ao ar nesta segunda-feira, às 22 horas. Confira a programação da TV Assembléia na página...

A seguir declarações do presidente do Legislativo paulista sobre os principais temas abordados na entrevista.

Atividade parlamentar

"2003 foi um ano difícil para toda a população, que sofreu aperto econômico-financeiro muito grande, com a desaceleração da economia e o aumento do desemprego. Entretanto, a produção legislativa foi muito satisfatória. Votamos vários projetos de iniciativa do governo, dos deputados, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público."

Credibilidade

"Avançamos no sentido de ter um parlamento ágil, moderno e com credibilidade junto à população, consolidando, assim, a democracia. Estamos atentos às demandas da população e em diálogo permanente com os segmentos da sociedade."

Articulação política

"Buscamos, neste ano, obter o consenso dos 94 deputados com permanente diálogo. Destaco o trabalho do Colégio de Líderes, das Comissões Temáticas e das audiências públicas, que ajudaram na busca desse consenso."



Reforma do Regimento Interno

"O Regimento Interno permite que a oposição exerça o seu papel, por meio de estratégias de obstrução para facilitar a negociação. É a vantagem do Parlamento. Mas isso não pode servir para paralisar os trabalhos da Casa, o que tem acontecido devido aos atuais mecanismos de obstrução. A oposição tem que exercer o seu papel, mas precisamos conseguir mais agilidade."

Comissões Parlamentares de Inquérito

"Felizmente, não tivemos, neste ano, nenhuma questão que sensibilizasse todos os líderes partidários, a ponto de se instalar uma CPI. Quando existe um caso grave, todos os líderes apóiam sua criação, que tem importância fundamental no papel fiscalizador do Legislativo."

Custos do Parlamento

"A Assembléia Legislativa é uma instituição consolidada e precisa de recursos para funcionar. Os 94 deputados estaduais representam 37 milhões de paulistas, e necessitam de uma estrutura adequada para realizar seu trabalho. O Parlamento de São Paulo é o mais enxuto do país, gastando apenas 0,6% do orçamento estadual. É um valor pequeno, comparado ao de outros Estados, com a contrapartida da permanente busca de eficiência e economia do dinheiro público."

Transparência

"Citamos duas ações que mostram a busca de transparência das ações parlamentares. O Portal do Cidadão, no qual serão encontradas todas as informações sobre a Assembléia, inclusive seu orçamento. E o Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, que regionalizou as discussões, reunindo prefeitos, vereadores, sociedade civil e imprensa regional para debater questões importantes, como o crescimento econômico e a geração de emprego e renda."

Índice Paulista de Responsabilidade Social

"O IPRS é uma importante ferramenta do Estado para planejar e buscar melhor distribuição de renda e desenvolvimento, não só para as regiões, mas também para as cidades. Ressaltamos que o governo do Estado já está adotando os resultados do IPRS e outros parlamentos estaduais querem implantar índices semelhantes."

Parlamento Jovem paulista

"É uma iniciativa que contribui para o exercício da cidadania com responsabilidade, despertando os jovens para a política. O Parlamento Jovem leva o debate para as escolas, mobilizando toda a comunidade educativa na produção de projetos de lei pelos estudantes e levando ao conhecimento, aprofundamento e estudo de questões que afetam a todos."

alesp