Jovens, mas preocupados com os mais velhos

Parlamento Jovem Paulista
18/11/2005 19:16

Compartilhar:

 Maria Balbino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ORI Maria Balbino14marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ildegard Junior Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ORI Hildegard Silva15marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Luciano da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ORI Luciano da Silva404marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proposta do Partido da Saúde, o projeto de lei 87, de Luciano Soares da Silva, cria campanha de nutrição para pessoas da terceira idade, a fim de evitar que "o processo de evolução acelere seu ritmo e transforme, precocemente, o homem velho em um enfermo ou inválido". Também pelo Partido da Saúde, Mariana Balbino propõe alas hospitalares reservadas para idosos. A proporção é de 30% dos leitos. Porque essa proporção? Bem, a maioria das pessoas que adoecem são mais velhas. A partir dos 60 anos, estão sujeitas a um maior número de problemas de saúde.

Mariana diz que é necessário prever as necessidades das pessoas idosas, que têm dificuldades maiores em coisas do dia-a-dia: "a cama hospitalar é alta, com mais de 1,20 de altura, precisa de escada para subir; ouvi muitos casos de pessoas idosas que caíram, tiveram fraturas", cita como exemplo. Mesmo portas de banheiro são estreitas para quem tem problemas de locomoção, "e o idoso doente, que muitas vezes chega ao hospital se achando um peso para a família, se não tem conforto no hospital, a recuperação é mais difícil". Em suma, uma questão de dignidade. Afinal, todos ficamos velhos um dia.

Ildegard Júnior Silva (Partido do Emprego), 17 anos, mora em Embu das Artes e apresentou projeto para garantir a inclusão de pessoas com mais de 40 anos no mercado de trabalho. A motivação para o projeto veio com a situação vivida pelo padrasto que perdeu o emprego há 16 anos. Funcionário da Camargo Correa ao longo de 20 anos, o padrasto de Ildegard foi demitido quando estava na faixa dos 40 anos de idade e nunca mais conseguiu um emprego fixo. "Ele tem boa formação acadêmica e larga experiência profissional. Não vejo motivos para as empresas não o admitirem. Não existe diferença de capacidade entre ele e, por exemplo, um jovem de 19 anos."

alesp