Desafios para melhorar a qualidade de vida no ABC


12/12/2008 20:17

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), aponta os desafios de seu mandato para 2009 com vistas a incrementar o desenvolvimento econômico e social e melhorar a qualidade de vida do ABC, região onde reside. "São muitos os desafios que precisam ser superados. A região arrecada 8% do PIB paulista, portanto tem um peso considerável na economia do Estado, o que lhe dá razão ao exigir mais atenção e investimentos", justifica o parlamentar.

O primeiro dos desafios é reforçar a luta, iniciada por ele em 2001, para melhorar a saúde no ABC com a conquista de um novo hospital regional de especialidades na microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em segundo vem a aprovação da Lei Específica da Billings para proteger o manancial, melhorar a qualidade da água para o abastecimento da população e equacionar problemas de moradias e de tratamento do esgoto.

A seguir, vem a aprovação o Projeto de Lei Complementar 6/2005, do Executivo, que cria instrumentos de planejamento e gestão para a solução de problemas comuns dos 39 municípios Região Metropolitana de São Paulo, como saúde, transporte, trânsito, enchentes, poluição, lixo, entre outros. Aprovar o Projeto de Lei 368/2005, também do Executivo, que trata do gerenciamento de áreas contaminadas e cria um fundo de investimento estadual para descontaminar esses locais é outro dos desafios.

Fiscalizar a implantação do Rodoanel, garantir justa indenização para as famílias desapropriadas, prevenir danos ambientais e minimizar os impactos ao trânsito nas áreas de interligações, como é o caso de Mauá, igualmente faz parte da agenda do 1º secretário.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp