Amazônia, capital EUA?
A grande reserva econômica e ambiental do país exige defesa e exploração sustentável. Sem um projeto nacional, o Brasil está desatento ao que ocorre naquelas vastidões de florestas, águas, biogenética e desmedidas riquezas minerais, como denunciam estudiosos, administradores e militares.
A população da Terra ultrapassou a marca de seis bilhões de pessoas. A cada segundo, o rio Amazonas despeja no oceano Atlântico seis bilhões de litros de água doce. Isto é, um litro de água por segundo para cada habitante da Terra. Em um minuto e meio são 90 litros de água por pessoa, quantidade mais do que suficiente para suprir as necessidades básicas de um dia. Neste milênio, a água doce potável - essencial para a vida e que começa a escassear em algumas partes do planeta -, será disputadíssima e, quem sabe, motivo de futuras.
A Amazônia dispõe de um quinto da água do planeta. O seu subsolo abriga riquezas minerais incalculáveis que só a partir da década de 70, com o advento dos satélites, começaram a ser conhecidas e mapeadas pelos países ricos; os mesmos que dominam a tecnologia espacial e já destruíram há muito sua biodiversidade em nome do progresso.
Hoje, há uma pressão imensa desses países ricos, organizados no grupo dos sete países mais desenvolvidos (o G-7, constituído por Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Japão), pela internacionalização dos recursos naturais da Amazônia que, segundo campanha que desenvolvem junto à opinião pública mundial, pertenceriam à humanidade - não aos nove países sul-americanos que abrigam a floresta amazônica, com seus rios, em seus territórios. A ofensiva pela internacionalização da última grande área disponível no planeta para ocupação humana e exploração econômica está cada vez mais agressiva, exigindo reação conjunta dos países pan-amazônicos.
Em 1995, o governo dos EUA decidiu que ameaças aos direitos humanos e ao meio ambiente em qualquer parte do mundo são passíveis de intervenção militar por parte de suas Forças Armadas. Sem meias-palavras, em 1995 o general norte-americano Patrick Hughes afirmou publicamente: "Se o Brasil quiser fazer um uso da Amazônia que ponha em risco o meio ambiente dos Estados Unidos, precisamos interromper esse processo imediatamente". Declaração que se somou à palavra do vice-presidente Al Gore: "Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós". E da secretária de Estado, Madeleine Albright, a mesma que definiu como "intervenção militar humanitária" os bombardeios aéreos contra a Iugoslávia, na campanha de Kosovo: "Quando o meio ambiente está em perigo, não existem fronteiras". O desmatamento na Amazônia, segundo interpretam atualmente os norte-americanos, afeta o clima mundial e, especialmente, o meio ambiente no sul dos Estados Unidos.
*Giba Marson é deputado estadual pelo PV
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações