Impregnada de vibrações da memória, a paisagem de Neiva Passuelo nasce do dado real

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
14/10/2005 16:30

Compartilhar:

Neiva Passuello, pseudônimo artístico de Neiva Molossi Passuello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Neiva Passuello.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  "Paisagem Paranaense"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Neiva Passuello paisagemparanaense.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A obra de Neiva Passuello desperta no espectador uma imediata sensação de participante, transportando-o à significação de seu ego e aos estados afetivos que cada um de nós guarda no seu íntimo. A tornar sugestiva a poesia que reflete na sua pintura, concorre, evidentemente, sua escolha pessoal.

A artista é levada, sobretudo, por um processo imaginativo, que faz da transfiguração da realidade o seu elemento principal. Uma atmosfera luminosa envolve suas formas para transformá-las numa imagem suave, onde amplos planos e secretos estados de alma se abrem improvisamente ao espectador.

A pintura de Neiva Passuello se move dentro de um clima de ressonâncias interiores. Fiel à própria intuição, a artista procura extrair do fundo de si mesma a configuração de seus temas paisagísticos, ligados essencialmente à sua terra de adoção, o Paraná.

Embora a sua figuração parta, obviamente, do dado real, nela não existe uma passividade do mimético, nem um testemunho frio, típico de uma atitude impessoal. A pintora transmite à sua obra o acúmulo de sentimentos que a invadem.

Sobretudo pintora da paisagem campestre, ela nos transmite uma imagem verídica, pois sabe traduzir as nuances mais sutis de um sítio que não se libera ao primeiro olhar. Sua perspectiva, seus verdes tão particulares, seus jogos de sombra e de luz e suas cores criam uma poesia surpreendente.

Carregada, assim, de situações emocionais, a obra "Paisagem Paranaense", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, está impregnada de vibrações da memória e de um agradável cromatismo.

A Artista

Neiva Passuello, pseudônimo artístico de Neiva Molossi Passuello, nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul em 1950. É formada em pedagogia, trabalhou como professora e supervisora escolar de 1969 a 1994. Iniciou-se na pintura em 2003, realizando cursos no atelier de Marilene Zanchet e depois com Celso Coppio, ambos em Curitiba. Freqüentou ainda o curso de perspectiva em desenho no Museu Alfredo Andersen, daquela cidade. É membro ativo da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e da Associação Paranaense de Pintura Artística.

Realizou as seguintes exposições individuais: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, Pato Branco, PR; Espaço Cultural da Empresa Brasileira de Correios e Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal ambos em Curitiba, PR (2004); "Instantâneos", Jane Marí Espaço de Arte, Curitiba, PR.

Participou, entre outras exposições coletivas: Mostra das Pioneiras, ASPAR, Curitiba, PR; 7º Salão de Artes Plásticas Feirense, Rio de Janeiro e 7ª Mostra Nacional de Artes, ASPAR, Curitiba, Pr (2003); "Fauna e Flora do Brasil", ASPAR, Foz do Iguaçu, PR; Mostra "Pintura Artística", ASPAR, Curitiba, PR, Premiada com Medalha de Prata; Mostra Unimed, Ponta Grossa, PR; IV e V Salão de Artes Plásticas de Vinhos e Vinhedos, Clube Naval, RJ (2004 e 2005); V e VI Salão de Artes Plásticas da Escola Superior de Guerra, RJ (2004 e 2005); 8º Salão de Artes Plásticas Feirense, RJ, RJ; 5º Salão de Artes Plásticas Elisabeth Kinga, RJ; 3º Salão de Artes Plásticas da ADESG "Brasil Cores e Formas" RJ; 3º Salão de Marinhas "Cisne Branco" RJ; 2º Salão de Artes Plásticas ABD e Clube Comary, Teresópolis, RJ; Mostra no Atelier Jane Marí, Espaço Cultural do TRE, Curitiba, PR; Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Espaço Cultural do TRE, Curitiba, Pr (2004); XI Salão de Artes Plásticas do Hospital Naval Marcílio Dias, RJ; VII Mostra de Artes Plásticas, Câmara Municipal de Curitiba, PR; I Salão de Pintura Almirante Gastão Motta, RJ; II Salão de Artes do Meio Ambiente da Academia Brasileira de Meio Ambiente, Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, RJ; II Salão de Artes Plásticas ABD e Clube Comary, Rio das Ostras, RJ; I Salão de Artes Plásticas ABD e Centro Cultural Theóphilo Massad, Angra dos Reis, RJ; XIV Mostra Nacional e V Mostra Mercosul de Pintura Artística, Porto Alegre, RS; Mostra dos Artistas Plásticos "Flores de Maio", Hotel Batel, Curitiba, Paraná; VI Salão de Artes Plásticas Elisabeth Kinga RJ; III Salão de Artes Plásticas da Escola de Guerra Naval RJ; "Metamorfose", na Galeria Bric a Brac, SP; "Pintando A Sete", Jornal do Batel, Curitiba, PR; "APAP/PR na Primavera III", Espaço Cultural do TRE Curitiba, PR (2005).

Recebeu diversos prêmios, medalhas e menções honrosas, entre elas "Concorso Internazionale, Cremona 2000", ITALART, Assoc. Culturale e Galeria de Arte Immagini Spazio Arte, Cremona, Itália, também recebeu Troféu Luigi Valenti, onde conquistou o primeiro prêmio no segmento de artistas estrangeiros com a obra "Omaggio a Cremona", premio destaque no II Salão de Artes Plásticas ABD e Clube Comary, Rio das Ostras. Rio de Janeiro, RJ.

Possui obras nos acervos do Colégio Nossa Senhora das Graças, Pato Branco, Paraná; Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Pato Branco, Paraná e na Sede do Jornal do Batel, Curitiba, Paraná e notadamente no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp