Audiência Pública debate a situação dos ambulantes de São Paulo
Nesta quinta-feira, 17/12, realizou-se uma audiência pública para tratar da situação dos trabalhadores do comércio ambulante na capital, por iniciativa do deputado Raul Marcelo (PSOL). Compuseram a mesa dos trabalhos Juarez José Gomes, do Movimento dos Ambulantes; Natalia Zermeta, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Ângela Mendes de Almeida, do Observatório das Violências Policiais (OVT) e do Tribunal Popular; Geraldo Corrêa, da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); Julio César Neves, ouvidor adjunto da Polícia Militar; e Cláudio Lúcio de Lima, da Defensoria Pública.
Estavam também presentes o deputado Carlos Giannazi (PSOL) e dezenas de ambulantes, que chegaram à Assembleia em passeata, e que deram depoimentos, denunciando repressão violenta à sua atividade pela Polícia Militar na rua 25 de Março.
No último dia 1º/12, foi publicado no Diário Oficial do Município um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e a prefeitura, visando a implementação do Programa de Combate ao Comércio Ambulante Irregular ou Ilegal em Regiões Críticas do Município, com o emprego de policiais militares fardados e munidos do equipamento de proteção individual. A partir de então, segundo os ambulantes, diversas ações policiais violentas se seguiram, com uso de balas de borracha e cassetetes, apreensão de mercadorias e ferimentos em trabalhadores e clientes.
Os vendedores ambulantes denunciam a ilegalidade do convênio por ferir a Lei Municipal 11.039/1991, que disciplina a atividade de ambulante. Citam ainda que a própria Associação Nacional dos Guardas Municipais é contrária à atuação da PM, pois esse tipo de policiamento caberia aos guardas-municipais, não à Polícia Militar.
Ainda apontaram o fato de que, para implementação do convênio, são destacados policiais em dias de folga do 45º Batalhão da PM, que recebem "por fora" diárias de cerca de R$ 100. Essa remuneração, disseram, é paga pelos grandes lojistas da rua 25 de Março, através da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco). Os trabalhadores ainda dizem, por outro lado, terem apoio dos os pequenos lojistas daquela área.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações