Secretaria da Cultura ajudará a recuperar a Biblioteca do Valongo


26/04/2006 17:10

Compartilhar:

Fausto Figueira (esq.) e João Batista de Andrade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO VALONGO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Cultura tem interesse em ajudar na reforma do teto da Biblioteca do Valongo, em Santos, e a restaurar seu acervo histórico, desde que haja projeto arquitetônico e de restauro das obras, com os respectivos custos. A informação é do secretário de Cultura, João Batista de Andrade, transmitida ao 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), e a diretores da organização não-governamental (ONG) Valongo Minha Casa, durante audiência terça-feira, 25/4, na sede da secretaria, no centro da capital.

A Biblioteca do Valongo é uma construção anexa ao prédio histórico do Santuário de Santo Antônio do Valongo, uma das igrejas mais antigas do Brasil, iniciada em 1.640 e concluída 20 anos depois. Em seu acervo há cerca de 2.500 livros desde o século XVII, além de jornais e documentos de valor histórico, que estão sendo corroídos por cupins. O teto de amianto, que descaracteriza o prédio, está quebrado, expondo o acervo a chuvas.

"O secretário da Cultura mostrou-se disposto a colaborar com a reforma e o restauro do acervo histórico para que a biblioteca do Valongo possa ser aberta ao público", comentou Fausto Figueira. O deputado informou que o projeto de reforma do teto da biblioteca, que inclui a parte de alvenaria, madeiramento e troca da rede elétrica será feito pela ONG Valongo Minha Casa, enquanto que a restauração das obras ficará a cargo da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Ele, inclusive, já agendou reunião com a presidente da Fundação, Cristina Guedes, para tratar do assunto.

"O secretário nos garantiu que o Estado tem interesse na reforma do prédio e no restauro da nossa memória. A presença do deputado Fausto Figueira foi importante. Sua experiência nos ajudou a formular a proposta", comemorou Osvaldo da Cruza, presidente da ONG Valongo Minha Casa. De acordo com ele, de posse dos projetos e dos respectivos custos, o secretário João Batista de Andrade estudará a forma como serão financiadas as obras.

Participaram também da audiência o diretor técnico da ONG Valongo Minha Casa, o arquiteto Tiago Morgero, e o diretor de Atividades Regionais de Cultura, João de Oliveira Gomes, representante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp