Escola técnica de Mongaguá mantém turma noturna do curso de Turismo


17/04/2006 11:30

Compartilhar:


A turma noturna do curso de Turismo da ETE Adolpho Berezin, em Mongaguá, será mantida. Além disso, no próximo semestre, será aberta a primeira classe de Administração no período da tarde, em sistema de rodízio com a turma vespertina de Turismo. A decisão foi comunicada à deputada Maria Lúcia Prandi (PT) por meio de ofício assinado pela superintendente do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (CEETPS), Laura Laganá.

A decisão não agradou à deputada e à comunidade escolar, que vão continuar lutando pela abertura de classes nas duas áreas, nos períodos vespertino e noturno. Pela decisão do CEETPS, no próximo semestre será aberta a primeira turma de Administração e, no primeiro semestre de 2007, o vestibulinho será realizado para uma nova turma de Turismo.

A medida também representa uma vitória da comunidade, mas "é paliativa, não atende a nossos reais anseios", avaliou Maria Lúcia. "O que realmente queríamos era que fossem abertas duas turmas de Turismo a cada semestre, uma à tarde e outra à noite, bem como a instalação do curso de Administração, nos mesmos moldes. Vamos nos manter mobilizados para que a vitória plena venha a partir de 2007."

De acordo com a deputada, a meta é trabalhar para mostrar que o CEETPS precisa aumentar a cota de cursos e as vagas da ETE Adolpho Berezin. "Como o governo estadual não ampliou os recursos do Paula Souza na mesma proporção com que vem criando ETEs e Fatecs, a superintendência trabalha com um sistema de cotas por unidade. Para não aumentar os gastos, invariavelmente, quando cria um novo curso, extingue outro", ela afirma.

Para a professora Eli Cardoso, o curso de Turismo, no qual leciona há seis anos, vem comprovando sua qualidade e eficiência na formação dos jovens para o mercado de trabalho. "Prova disso é que o índice de empregabilidade dos alunos chega a 80%, conforme dados do Sistema de Avaliação Institucional do próprio CEETPS. Além disso, apresenta a melhor produtividade e a menor evasão entre os cursos da Adolpho Berezin", explica.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp