Assembléia deverá apoiar a campanha de incentivo ao ingresso da mulher na política


25/06/2003 22:15

Compartilhar:

Vereadoras pediram o apoio do Poder Legislativo à campanha de incentivo à participação feminina na política. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/avespA250603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa, recebe vereadoras filiadas à Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/avesp250603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Uma comitiva integrada por vereadoras filiadas à Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo (Avesp) e por representantes do Conselho Estadual da Condição Feminina e da Comunidade Negra do Estado de São Paulo esteve, na tarde desta terça-feira, 25/6, em visita à Assembléia Legislativa. As vereadoras foram recebidas pelo presidente da Casa, deputado Sidney Beraldo, e pediram o apoio do Poder Legislativo à campanha de incentivo à participação feminina na política.

Beraldo comprometeu-se a dar o apoio pedido porque considera de extrema importância a participação das mulheres no processo político.

Como parte da campanha, a Avesp lançará no mês de julho próximo a Cartilha "Lugar de Mulher é na Política", com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas quanto aos critérios para filiação partidária, entre outras coisas.

Representatividade pequena

As vereadoras lembraram que o parágrafo 3º do artigo 11 da Lei federal 9.100, de 29 de setembro de 1995, reserva às mulheres 20%, no mínimo, das vagas de cada partido ou coligação. Hoje, o país tem mais de 300 mulheres prefeitas e quase 10 mil vereadoras. Segundo a Avesp, é uma representatividade ainda pequena, tendo como parâmetro a presença masculina na política. "Somos cerca de 800 vereadoras em todo o Estado. Não chega a 10% do que garante a lei", disse a presidente da associação, Soraia Maria Garcia Nasser, vereadora em Arujá.

As vereadoras pretendem com a campanha que as mulheres se organizem e participem da política, lembrando que o prazo para a filiação partidária para concorrer às próximas eleições de 2004 expira-se em setembro próximo.

Além de Maria Garcia Nasser, estiveram na Assembléia a diretora executiva da Avesp, vereadora Reinalma Montalvão, de Caçapava; a diretora de Cultura, vereadora Celinha Marques, de Taubaté; a diretora de marketing, vereadora Amélia Naomi, de São José dos Campos; a diretora financeira, vereadora Deolinda Aparecida V. Almeida, de Igaratá; a presidente do conselho Estadual da Condição Feminina, Aparecida Maria de Almeida; e a presidente da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues.

alesp