As reminiscências de Odette Eid através de esculturas inusitadas


01/08/2007 20:50

Compartilhar:

Cerimônia de inauguração da exposição Cabeças e Reminiscências, da artista Odette Eid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Massarani - Eid 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Espaço Cultural V Centenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Massarani - Eid 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Abrindo o mês do folclore 2007, a Assembléia Legislativa inaugurou nesta quarta-feira, 1º/8, no Espaço Cultural V Centenário, a exposição Cabeças e Reminiscências da artista Odette Eid. A escultora, que possui importantes obras em bronze e em alumínio tanto no Museu da Escultura ao Ar Livre quanto no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, utilizou especialmente para esta mostra materiais reciclados de tecidos diversos juntamente com objetos femininos de enfeite e papel machê.

Numerosos artistas, folcloristas e perso­nalidades de destaque do mundo cultural paulista compareceram à mostra que perma­necerá aberta até 18 de agosto, das 9 às 19h, exceto sábados e domingos.

Ao saudar a artista, em nome da Mesa Diretora, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani assim descreveu as obras de Odette Eid: "Coloridas, alegres, dinâmicas e com existência própria, as inusitadas cabeças são cuidadosamente modeladas, pintadas e enfeitadas. Elas possuem formas atraentes que denotam vida, memória, intuição, experiência e afetividade."

"O mito e o símbolo não tem limitações " concluiu o superintendente do Patrimônio Cultural " eles se multiplicam e se abrem a uma infinidade de interpretações. A aparência das obras de Odette Eid reúnem o mistério inesgotável do conhecimento e a possibilidade de entendimento na estruturação poética dessas curiosas criações onde permanecem vigorosa a recordação de seres que marcaram a nossa existência."

alesp