Sessão solene comemora aniversário da Polícia Civil


05/05/2008 22:19

Compartilhar:

Adilson Marcondes dos Santos e Maurício José Lemos Freire<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL ADILSON ANTO MARCONDES DOS SANTOS 451 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arautos do Evangelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL CORAL 398ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL CAPEZ GERAL432ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, fez a abertura da sessão solene comemorativa à passagem dos 200 anos da Polícia Civil no Brasil e dos 103 anos de sua existência no Estado de São Paulo. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL MESA 395ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Flávio Borges D"Urso (primeiro plano)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL CAPEZ 442ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene celebra os 200 anos da Polícia Civil no Brasil e dos 103 anos de sua existência no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL PUBL 441 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Maurício José Lemos Freire<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SOL POL CIVIL CAPEZ CONDECORA BAND 460 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, fez a abertura da sessão solene comemorativa à passagem dos 200 anos da Polícia Civil no Brasil e dos 103 anos de sua existência no Estado de São Paulo. A sessão, transmitida ao vivo pela TV Alesp via web, foi convocada por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB) e atraiu um público que lotou as galerias do Plenário Juscelino Kubitschek. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o delegado-geral de Polícia Civil, Maurício José Lemos Freire; o comandante-geral interino da Polícia Militar, coronel PM Daniel Barbosa Rodrigueiro; o presidente da OAB-SP, Flávio Borges D"Urso; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Sérgio Marques Roque, os deputados federais Willian Woo e Arnaldo Faria de Sá; os deputados estaduais Olímpio Gomes (PV), Said Mourad (PSC) e Conte Lopes (PTB); além de muitos delegados e chefes de polícia do Estado.

Neste ano, juntamente com as comemorações do bicentenário da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, as polícias civis brasileiras estão festejando o marco histórico de sua implantação no território nacional.

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional pelos Arautos do Evangelho. Logo após, Vaz de Lima prestou sua homenagem à Polícia Civil. Segundo ele, a instituição, desde 1808, não tem ficado inerte, mas tem evoluído muito, aliando modernidade ao profissionalismo de seus integrantes. Vaz de Lima lembrou que a Polícia Civil de São Paulo se inclui entre as melhores do mundo, dada à sua eficiência na elucidação de seqüestros e homicídios. O presidente citou o trabalho da polícia no caso da morte da menina Isabella, em São Paulo. "Desde o início a Polícia desenvolveu um trabalho cuidadoso, meticuloso, por intermédio de seus delegados, investigadores e peritos." Finalizou, afirmando: "temos total confiança na Polícia Civil de São Paulo".

Capez ressaltou a importância de os trabalhos da sessão terem sido abertos pelo presidente Vaz de Lima. E discorreu sobre os avanços da Polícia Civil desde a criação da intendência geral da Polícia do Brasil, em 10 de maio de 1808, "o marco inicial de todas as polícias do Brasil". De acordo com Capez, a Polícia Civil de São Paulo é considerada a mais bem preparada da América Latina e vive um processo de aperfeiçoamento contínuo.

Fez parte da homenagem a condecoração da Bandeira da Polícia Civil de São Paulo "pelos relevantes serviços prestados à comunidade". Fernando Capez usou como símbolo o trabalho da equipe de policiais que investigou, localizou e decretou a prisão dos envolvidos no roubo das obras de arte do Museu de Arte de São Paulo (Masp), chefiada por Adilson Antonio Marcondes dos Santos.

alesp