Sessão solene comemora centenário do movimento escoteiro no Brasil


27/04/2010 20:12

Compartilhar:

A cerimônia foi presidida pelo deputado Alex Manente ( ao centro) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/SOLESCOTEIROMesaZED_4436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presença de centenas de escoteiros e escoteiras de diversos grupos do Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/SOLESCOTEIROGeralZED_4459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centenário do movimento escoteiro no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/SOLESCOTEIROpublZED_4488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na primeira década do século 20, um grupo de oficiais e praças da Marinha do Brasil estava sediado na Inglaterra para acompanhar a construção dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo, que seriam adquiridos para reforçar a frota brasileira. Mas não foram só navios que os militares trouxeram daquele país.

Em 1907, se iniciava na Inglaterra o movimento escoteiro (Scouting for Boys), um método de educação complementar idealizado pelo general britânico Baden- Powell. Interessando-se pela ideia, o suboficial Amélio Azevedo Marques, fez com que seu filho, Aurélio, ingressasse em um grupo escoteiro local.

Em 1910, quando aqueles marinheiros retornaram ao Brasil, trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento no Brasil. No dia 14 de junho daquele ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi oficialmente fundado o Centro de Boys Scouts do Brasil.

Com o intuito de celebrar o centenário do movimento escoteiro no Brasil, a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 26/4, sessão solene com a presença de centenas de escoteiros e escoteiras de diversos grupos do Estado. A cerimônia foi presidida pelo deputado Alex Manente (PPS) e contou com a presença do presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) - Região de São Paulo, Carlos Alberto Guimarães Battisti; do vice-presidente, Álvaro Tavares Gomes de Sousa; do presidente da UEB - Região do Paraná, Paulo Salamuni; da capitã de corveta Fernanda Alvarenga Leite Arantes, que representou o vice-almirante Arnaldo Mesquita Bittencourt Filho, comandante do 8º Distrito Naval; além da deputada Rita Passos (PV).

alesp