Museu de Arte: Lu Paternostro


12/09/2011 15:36

Compartilhar:

  Lu Paternostro, a obra Giramundo e Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/museuDSC00270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mundo intrincado de Lu Paternostro: exorcismo, sortilégio ou obsessão

Os desenhos de Lu Paternostro constituem uma espécie de exorcismo e, mesmo que revele a extraordinária habilidade da artista, suas minúsculas imagens englobadas numa só obra, parecem "explodir" automaticamente como um sortilégio ou uma obsessão.

Embora sua inspiração seja transcendental, nada é casual na sua execução. Cada particular é analisado e estudado minuciosamente. As figuras e as cenas, sejam elas estranhas ou harmônicas, são elaboradas numa linguagem clara e positiva, são aparições de grande sensualidade. O estilo é firme e também delicado, às vezes intrigante e apocalíptico mas intimista e pessoal.

Expressionismo e surrealismo estão hoje bem longe da chamada arte contemporânea, entretanto combiná-los de maneira tão pessoal evocam o lado lúdico profundamente ressentido pela artista.

A justaposição de uma certa folia à razão, fazem com que suas criações circunscrevem o conjunto das atividades resultantes do desejo humano de "ultrapassar um limite", de alcançar "o impossível."

Absolutamente monocromáticas suas criações são ao mesmo tempo cômicas e angustiantes. Representam muitas vezes um tumulto incessante, um vendaval implacável que agita e contorce as próprias formas.

Guardadas as proporções, a obra de Lu Paternostro poderia ser comparada com a de Hieronymus Bosch: são imagens sensuais, alucinantes, com certa passionalidade, que demonstram a livre determinação de enfrentar a realidade da vida.

Na obra Giramundo ,obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo,embora não assumindo uma posição entre o bem e o mal, a artista exprime sim,uma aceitação da vida como ela é, vida que deve ser vivida com dignidade e uma compreensão racional da natureza irracional do ser humano.



A artista



Lu Paternostro, pseudônimo artístico de Luciana Gradilone Paternostro, nasceu em São Paulo, no ano de 1964. Formou-se na FAAP " Fundação Armando Álvares Penteado, em Licenciatura em Educação Artística, com especialização em Artes Plásticas (1985) e pós-graduação em Planejamento e Marketing Turístico no SENAC (2002).

Paralelamente às suas atividades artísticas, dedicou-se à preparação de projetos específicos no campo turístico e hoteleiro, tendo elaborado o Portal Cidades Paulistas, enfocando as 645 cidades do Estado de São Paulo, ocasião em que recebeu V Prêmio ANATEC na categoria Mundo Digital.

Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas no 1º Salão de Belas Artes de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, no Museu de Arte Brasileira da FAAP e, numa Exposição Itinerante sobre O Livro da Morte no MuBE, Museu Brasileiro da Escultura.

Foi premiada na Associação Paulista de Artistas Plásticos e com o 1º Prêmio Fiat Metropolitana de Arte, na categoria de fotografia, cuja obra foi doada à Fundação Casper Líbero e selecionada para participar da primeira edição da revista de arte ZUPI.

alesp