Região de Avaré preocupa-se com a preservação e o aproveitamento da represa Jurumirim

Audiência Pública em Avaré - TEXTO FINAL
08/09/2005 19:52

Compartilhar:

Público da audiência na Câmara Municipal de Avaré <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/avarepubl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Avaré <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/avare cidade1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Em Avaré a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia realiza audiência pública para ouvir as propostas que a sociedade tem para aplicação do orçamento estadual para 2006<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/avaregeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na Câmara Municipal de Avaré foi realizada nesta quinta-feira, 8/9, a 20ª audiência pública, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, para ouvir as propostas que a sociedade tem para aplicação do orçamento estadual para 2006. Participam o presidente da comissão, José Caldini Crespo (PFL), o vice Enio Tatto (PT), os deputados Hamilton Pereira, Mário Reali e Sebastião Arcanjo, todos do PT, e o presidente da Câmara Municipal local, José Ricardo Barreto.

Caldini Crespo explicou que é a primeira vez que o Legislativo estadual vai às regiões do interior do Estado para ouvir as reivindicações locais. "Verificamos que a Constituição estabelece que o orçamento estadual seja regionalizado e assim decidimos cumprir essa determinação", disse Crespo, lembrando que todos os habitantes contribuem para a formação da receita que compõe o orçamento, e que este nem sempre é distribuído igualmente pelo Estado. A melhor forma de se fazer isso é, de acordo com Crespo, ouvindo as sugestões da sociedade.

José Ricardo Barreto pontuou algumas reivindicações da região: "Avaré e demais municípios da região são estâncias e precisam de um plano de aproveitamento turístico do potencial da Represa Jurumirim". O presidente da câmara lembrou outra vocação de Avaré, o agronegócio, sublinhando o cultivo de cana-de-açúcar, a citricultura e a produção de gado nelore, que precisam de incentivos.

Pavimentação de estradas de ligação também foi mencionada por Barreto, inclusive o acesso a Itatinga. Aumento do efetivo militar para atender a demanda gerada pela instalação de vários presídios. A Santa Casa de Avaré não foi esquecida por Barreto, que mencionou o alto déficit do hospital. Unidade da Fatec também foi pleiteada pelo presidente da Câmara.

Preservação da Represa Jurumirim

Representante do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, Eros Alonso pediu atenção para a situação da Represa Jurumirim. "É preciso contar com recursos para sua preservação. Nosso conselho também é contra o esvaziamento da represa para suprir o fornecimento de energia. Já tivemos um problema similar e foi muito custoso recuperar a Jurumirim."

Segundo Alonso, os pequenos produtores de leite também precisam de incentivo para aumentar a produção, podendo inclusive fazer o fornecimento para a merenda escolar.

A preservação do meio ambiente também foi apontada como uma das principais necessidades da região pelo prefeito de Piraju, Chico Pipoca, que falou também do problemático atendimento no hospital de sua cidade.

A Jurumirim preocupa também o vereador João Michelin Neto, de Itaí. O centro da represa se localiza em seu município, onde, segundo ele, o esgoto é despejado sem tratamento pela Sabesp.



Dificuldades da cidade

Antonia de Angelis, presidente do PT em Avaré, cumprimentou a Comissão de Finanças e Orçamento pela iniciativa e apresentou algumas demandas como o aproveitamento do prédio do extinto Cefam para a instalação de unidade da Fatec, conforme anunciou o governador do Estado durante visita à cidade. A compensação mediante recursos extras para a saúde e a educação por conta do alto número de presídios instalados na região também foi proposta por Antonia. Ela ainda pleiteou a consolidação da reforma agrária, lembrando que a cidade de Iaras possui a segunda maior área de terras devolutas do governo, com cerca de 50 km. "Sugiro que seja implementado um projeto nessa região para que a comunidade a ser assentada possa trabalhar com o biodiesel."

Paulo de Matos reivindicou a pavimentação de acesso a conjuntos habitacionais do governo e do acesso ao aeroporto de Avaré. Antonio Cárdia lamentou a inexistência de um hospital regional e de uma universidade pública em Avaré.

Paulo Ribeiro solicitou a construção de um centro de assistência comunitária, para atendimento da população carente que vive próxima aos presídios. "Os detentos tem atenção especial com médicos de várias especialidades, enquanto a comunidade vizinha está abandonada."

Municípios representados

De Itaporanga, Gilberto Valente, pleiteou a instalação de unidade do Corpo de Bombeiros em seu município. José Albuquerque, vereador de Itaí, pediu construção de vicinais em sua cidade, que possui muita produção agrícola. Segundo o vereador, também é alta a criminalidade na Vila Capitão Cesário, em Itaí. Ele solicitou a instalação de um posto policial para o local. Albuquerque pediu também um ginásio de esportes e recursos para a Santa Casa, que sequer possui ambulância.

Manduri, representada pelo vereador Odécio Luiz, precisa de infra-estrutura para galerias pluviais e de um ginásio de esportes.

Já o vereador Ariovaldo Santos reivindicou para Tejupá incentivos aos produtores de gado de corte e leiteiro e aos cafeicultores. Seu bairro, Distrito de Águas Virtuosas, carece de pavimentação nos 9 quilômetros de estrada que liga o distrito a Itaguaí.

Participação e ação

O deputado Sebastião Arcanjo (PT) afirmou que a participação da população é fundamental para que a comissão atinja seu objetivo e elabore um orçamento melhor distribuído. Quanto à Sabesp, Tiãozinho lembrou que muitos contratos já estão para vencer sem que a empresa tenha implementado o saneamento básico previsto.

Hamilton Pereira quer mais ação, sobretudo, dos parlamentares que foram bem votados na região. "Que o Vale do Paranapanema deixe de ser o Vale da Fome e se transforme no Vale da Beleza", disse o deputado, que acredita no potencial da região. Ele espera que a comissão possa acolher as sugestões que permitam alavancar o desenvolvimento de Avaré e das cidades próximas.

Mário Reali destacou que é importante levar ao governo as demandas da região, como a criação de um hospital regional, segundo ele, uma prioridade para Avaré e municípios do entorno. A continuidade na implantação de escolas técnicas também é importante, mas é preciso criar recursos para mantê-las em funcionamento.

Enio Tatto encerrou a reunião afirmando que os pequenos municípios só poderão ser contemplados com recursos no orçamento por meio do trabalho da comissão. "Não fosse esta iniciativa de regionalizar a discussão do orçamento, os prefeitos dessas cidades continuariam implorando verbas, enquanto o dinheiro público continua sendo mal aplicado."Citando o caso do aeroporto de Itanhaém, que custou milhões e atende, em média, cinco passageiros, o parlamentar comentou: "Se a comunidade daquela cidade tivesse discutido a aplicação do orçamento, isso não teria acontecido, uma vez que Itanhém carece de outros serviços públicos."

alesp