Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia completa três anos


28/04/2004 20:07

Compartilhar:

Grupo de Negros e Políticas Públicas ajudou a promover eventos de caráter antidiscriminatório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Cultura negra 28abr04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo promoveu ato contra discriminação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/negro28abril.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Há três anos, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo entrou definitivamente na luta pela igualdade de direitos entre os povos, com a criação do Grupo de Negros e Políticas Públicas. Preocupado em discutir os fatores que mantêm o desnível sócio-econômico entre negros e brancos após mais de um século de abolição da escravatura, o grupo da ALESP criou o Centro de Estudos Professor Milton Santos, a fim de ampliar o combate a todos os tipos de preconceitos e discriminações.

A reunião de pessoas interessadas na igualdade de direitos tem gerado uma série de encontros e atividades que estão contribuindo de maneira contundente para a realização da inclusão social destas comunidades. O grupo nasceu no início de 2001, incentivado por uma bem sucedida I Mostra de Cultura Afro-Brasileira, realizada nas dependências da Assembléia Legislativa, e que contou com a participação de vários segmentos da sociedade civil. Foram expostos trabalhos de diversos períodos históricos com diferentes materiais, traçando um perfil visível e talentoso da etnia negra presente no país e suas influências em todos níveis da arte brasileira dos dias de hoje. A partir daí, estava lançada a pedra fundamental do grupo de negros da Casa.

Eventos

Ao longo desses três anos, 14 eventos sobre o tema, aqui em São Paulo e em outros estados, tiveram foram realizados pelo Grupo ou tiveram sua participação. Foram audiências públicas, para propor ações afirmativas e reparações; atos; fóruns mundiais; conferências; passeatas; sessões solenes entre outras atividades.

No mês de maio, o Grupo de Negros organizará mais uma semana de atividades com o propósito de resgatar e valorizar a auto-estima e os legítimos direitos da comunidade negra.

Recentemente, o Grupo de Negros dividiu seus trabalhos em quatro secretarias e uma representação. Foi definida a Secretaria Administrativa/Finanças, de Comunicação, Jurídica, de Relações Institucionais e Representante do Centro de Estudos. Desta forma, o grupo pretende agir de maneira interdependente nas várias frentes de atuação.

alesp