A consciência da preservação do meio ambiente através da obra de arte

05 de junho " Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
03/06/2005 15:13

Compartilhar:

 Obra Raio de Sol <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAIO DE SOL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Obra Pantanal 31 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Pantanal31.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Obra Rural <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Rural.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Obra Pantanal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Catia  Pelosi Pantanal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Pouso da Alegria <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Pouso da Alegria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Obra Vitórias Régias na Amazônia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vitorias regias na amazonia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Obra Ecologia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ecologia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em meados do século XX, o meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação mundial, entretanto foi no século XIX, que o biólogo alemão Ernst Haeckel criou formalmente a disciplina que estuda a nossa relação de seres humanos com o meio ambiente. Em 1866 propôs o nome ecologia para o estudo desse ramo da biologia.

Com a finalidade de chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações de preservação, as Nações Unidas instituíram, por meio de uma resolução, a data de 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Esta data é celebrada em todo o mundo nas mais variadas, em paradas estudantis, concertos, competições ciclísticas, e campanhas de limpeza na cidade. Solidários com o evento. apresentamos nesta página obras de artistas brasileiros, incluídas no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, que enfocam a natureza através da arte como conscientização da preservação do nosso meio ambiente.

"Pantanal" de Cátia Pelosi

A artista olha a realidade, com generosidade, como uma entusiasta sensitiva, realidade que filtra através de uma fina sensibilidade cromática e que restitui à realidade da tela com uma mão esperta e com técnica sábia.

"Pouso da alegria" de Christina Turqueto

Além da variedade dos temas, cada obra é coligada a outra por uma coerência de estilo que torna unitário seu discurso, animando-o de igual significado. Sua pintura é um ato de amor para com a paisagem, ato que cumpre com absoluta sinceridade.

"Pantanal 31" de Helena Kazue Nakai

Apaixonada pela Amazônia e pelo Pantanal de Mato Grosso, ela sabe dar um conteúdo à sua paisagem. Não se coloca em sua frente unicamente numa posição impressionista. A sua pintura possui uma vitalidade romântica, dando a esse termo o significado de sentimento ativo da natureza.



"Um raio de sol" de Heri

A realidade verdadeira que se destaca na tela é a de uma terra áspera e diversificada que não tem nada de artificial, de construído, de limitado, pois é a terra que de fato "sentiu". Não seria possível traduzir sobre a tela visões e tonalidades de uma paisagem que embora sugestiva, é porém tão difícil a ser revelada nos seus contrastes e nas suas nuances, sem a emoção e a técnica que a artista vem desenvolvendo.

"Ecologia Amazônica" de Inêz Shibata

A artista procura na natureza virgem brasileira, na solidão e no silêncio, as palpitações e os ecos de uma vida junto ás origens e ás fontes.

"Vitórias régias na Amazônia" de Renata Simões

Artista exótica, culta e sensível que não pode ser classificada de primitiva, cria composições com cores e ambientação da natureza. Seu refinamento chama a atenção do observador paralelamente à sua habilidade fundamentalmente artística. O sentido da ação motora e de perspectiva lhe permitem dar, a cada quadro, uma ambientação física superior em eficácia.

"Paisagem rural de Joanópolis" de Tao Duarte.

O pintor confere as suas obras intensa síntese luminosa, graças às partituras cromáticas sustentadas por um ritmo preciso na necessidade de descobrir, dentro da realidade, uma duração menos provisória e menos efêmera. No resgate de uma percepção intensamente imaginativa, o jovem artista não deixa de conservar uma figuração tradicional através de uma transfiguração emotiva.

alesp