Pavimentação de estrada é reiterada em Audiência na Assembléia


05/11/2007 09:28

Compartilhar:

Platéia durante audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON PAVIMENTACAO C Mairinque Cartazes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Idéia Maria de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON PAVIMENTACAO A Mairinque Ildeia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eugênio Fattori (Geninho)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON PAVIMENTACAO B Mairinque Eugenio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pavimentação da estrada municipal Mário Covas, que liga o município de Mairinque à rodovia Castelo Branco, foi reiterada na manhã desta segunda-feira, 29/10, durante audiência da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, que debateu o Orçamento Estadual de 2008 na Câmara Municipal de Sorocaba. O pedido foi apresentado pelo dirigente do PT de Mairinque, Eugênio Fattori (Geninho), e reiterado por moradores do bairro Dona Catarina e pelo deputado Hamilton Pereira (PT).

A mesma demanda já tinha sido apresentada no último mês de agosto durante audiência da Secretaria Estadual de Planejamento. "Essa deve ser a 30a ou 40a vez que apresentamos essa demanda ao governo do Estado", salientou Geninho. "Estamos a menos de 100 km dos aeroportos de Campinas e Congonhas, do Porto de Santos e estão analisando a instalação de um posto intermodal devido à importância da região. Portanto, a pavimentação dessa estrada não servirá ao desenvolvimento da região", justificou. Durante toda a audiência moradores do Dona Catarina portaram cartazes com os dizeres "Presídio Não" e "Asfalto Sim".

Outro ponto levantado por representantes de Mairinque durante a audiência foi o fechamento, há uma semana, do Hospital Municipal. Segundo o morador do bairro Dona Catarina, Venício Tomé de Siqueira, os moradores estão tendo que recorrer à Santa Casa de Itu. Ele também apontou a necessidade de investimentos em saneamento básico no bairro onde reside. "Somos um bairro de famílias carentes, onde para se ter acesso à água potável é necessário construir poços que custam cerca de R$5 mil e a grande maioria das famílias de lá não tem condições financeiras para isso", salientou.

APA de Itupararanga

A defasagem no quadro de servidores públicos estaduais foi outra reclamação manifestada por representantes de diversas categorias, como defensores públicos, servidores da saúde, da educação e da defesa agropecuária. Porém, segundo Idéia Maria de Souza, que é dirigente do PT de Mairinque e membro do Conselho Gestor da APA de Itupararanga, o mesmo problema vem sendo enfrentado no meio ambiente.

Segundo ela, o Conselho Gestor está formado há mais de três anos e um dos seus papéis é construir o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Ituparanga. "Em março, numa resposta a ofício encaminhado pelo deputado Hamilton Pereira, a Secretaria do Meio Ambiente afirmava que em seis meses o Plano de Manejo estaria pronto, porém, já estamos em outubro e o Plano nem começou a ser feito", denunciou Idéia. "Há mais de seis meses que a Secretaria não convoca uma reunião do Conselho Gestor e alega falta de servidores", completou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp