Região de Prudente reivindica unidade da Embrapa


17/02/2009 16:53

Compartilhar:

Bragato fala no seminário da Embrapa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/BRAGATOEMBRAPA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Presidente Prudente foi o tema do seminário realizado na sexta-feira, 13/2, reunindo técnicos da Embrapa, produtores rurais, empresários, representantes de sindicatos rurais, prefeitos e deputados.

A proposta da Embrapa é formar parcerias com empresas e instituições privadas e públicas para implantar o Programa Parcin Tec (Parcerias com Inovações Tecnológicas). O Programa visa a ampliação de pesquisas científicas e tecnológicas para o setor rural.

O deputado Mauro Bragato (PSDB), membro da Comissão da Agricultura e Pecuária da Assembleia defende a instalação de uma unidade da Embrapa na região desde 2007.

Para o deputado, as pesquisas vão auxiliar na introdução de novas técnicas científicas para o fortalecimento da agricultura familiar, principal responsável pela produção agropecuária na região de Presidente Prudente.

Em fevereiro de 2008 a Assembléia aprovou a moção 45/2007, de autoria de Bragato, propondo a criação de uma unidade da Embrapa em Presidente Prudente. "Agora a Embrapa vai sair da teoria para a prática", afirma o parlamentar.

O Parcin Tec avalia as tecnologias já criadas, identifica as formas de atendimentos aos municípios e promove a capacitação de agentes multiplicadores para a aplicação prática de novas tecnologias no campo.

Os recursos para a manutenção do Programa vêm das empresas do setor privado ou público parceiros no investimento. A previsão é que a unidade seja instalada em quatro meses, de acordo com os técnicos da Embrapa. O seminário em Presidente Prudente foi realizado pelo deputado federal Talmir Rodrigues (PV).



mbragato@al.sp.gov.br

alesp