Associação Brasileira de Nutrição é homenageada na Assembleia


23/11/2009 11:16

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PRANDINUTRICAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 60 anos da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) serão comemorados nesta segunda-feira, 23/11, às 20 horas, em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento, de iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), integra uma série de festividades, iniciadas em agosto e que se estenderão até o próximo ano.

"Fui procurada pela direção da entidade e de pronto me entusiasmei com a possibilidade de trazer para a Assembleia uma das ações comemorativas da Asbran. É uma instituição de suma importância, que luta pelos interesses dos mais de 60 mil nutricionistas brasileiros, mas acima de tudo defende o direito da população do país a uma alimentação saudável e segura", enfatiza Prandi.

Durante o evento, a associação homenageada também irá reverenciar a memória daqueles que fizeram parte de sua história, incluindo ex-presidentes. Entre eles, Josué de Castro (1908-1973), figura marcante no cenário nacional e internacional. Josué dedicou grande parte de sua vida para alertar sobre o problema da fome e da miséria no mundo, tendo pioneiramente mapeado o problema.

Outra homenageada será Lieselotte Hoeschl Ornellas, remanescente da primeira geração brasileira de nutricionistas, composta por duas enfermeiras que cursaram Nutrição na Argentina. Nascida em Santa Catarina, Ornellas contribuiu durante 66 anos de atividades, para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no Brasil, além de ter liderado a Asbran de 1958 a 1960.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp