Projeto quer levar educação e arte ao trote
Os deputados petistas Carlinhos Almeida, Maria Lúcia Prandi, Roberto Felício e Simão Pedro apresentaram projeto de lei para a realização de uma campanha permanente, nas instituições de ensino superior, de recepção aos alunos ingressantes, os calouros. O objetivo do projeto é transformar o trote em um momento de cidadania.
Uma das mais polêmicas tradições universitárias, o trote é uma brincadeira que, na maioria das vezes, expõe os alunos recém-chegados à humilhação pública e, em alguns casos, termina em lesões corporais graves, internações hospitalares por excesso de ingestão de álcool e até em morte.
Nos primeiros dias do ano letivo de 2009, dois casos chamaram a atenção no Estado de São Paulo: um calouro de Veterinária teve coma alcoólico em Leme e duas calouras - uma delas grávida - foram internadas com queimaduras provocadas por uma substância utilizada durante o trote em Santa Fé do Sul.
A tradição do trote começou na Idade Média, quando os alunos novatos ficavam nos vestíbulos das salas de aula - daí a denominação vestibulando - e tinham seus cabelos cortados como medida profilática. O hábito segue até os dias atuais, agora com universitários maltrapilhos e pintados, pedindo esmola nos faróis.
No Estado de São Paulo, a Lei 10.454/1999 dispõe sobre a proibição de trote que possa colocar em risco a saúde e a integridade física dos calouros das escolas superiores e a Lei 11.365/2003 institui a Campanha para o Trote Solidário.
Apesar das restrições legais, os trotes violentos continuam ocorrendo. "Por isso, devemos considerar outras opções que levem em conta, principalmente, a conscientização dos alunos e não sua proibição pura e simples", justificam os autores do projeto, que tem caráter preventivo e educativo.
imprensa@ptalesp.org.br
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações