Desativação de hidrelétrica em Atibaia preocupa moradores


02/05/2011 11:02

Compartilhar:

Os proprietários reunidos com Ary Fossen, após reunião, no sábado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ARYFOSSENBARRAGEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Jundiaienses, proprietários de residências na Estância de Atibaia, estão preocupados com o movimento liderado pelo vereador Josué Luiz de Oliveira (PV), o Dedel, que aponta a construção da usina hidrelétrica, daquela cidade, como um dos principais motivos das enchentes em decorrência das chuvas torrenciais. Pelo estudo do engenheiro contratado, Júlio Cerqueira Cesar Neto, há necessidade da retirada da barragem da usina. No entanto, pelos registros da história da área, as inundações ocorrem na cidade desde o final da década de 1920.

Pela projeção do assunto, foi realizada na manhã de sábado, 30/4, reunião no Complexo Argos com esses proprietários, que contou com a participação do deputado Ary Fossen (PSDB). O ex-vereador jundiaiense, Joel Lanza, um dos proprietários, abriu o encontro expondo que, com a desativação da barragem, o problema irá se agravar. "A região está a 4 metros abaixo do lençol freático e a Área de Proteção Ambiental (APA) não é respeitada", explicou.

O deputado de Jundiaí, depois de ouvir as explicações, comentou que durante a inauguração do Hospital Estadual de Franco da Rocha, o governador Geraldo Alckmin anunciou a construção de três barragens e de quatro "piscinões" no Sistema Cantareira. "Estas obras ajudam?", questionou aos proprietários. Eles alertaram que contribui, mas o que precisa ser feito também é o desassoreamento do leito do rio, que em algumas áreas chega a ter apenas 20 centímetros de lâmina de água. (fdc)



aryfossen@al.sp.gov.br

alesp