Cícero Angelo: visão global da natureza com espontaneidade e pureza de linguagem

Emanuel von Lauenstein Massarani
08/12/2003 14:00

Compartilhar:

Obra Beira Rio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Beira Rio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cícero Angelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CICERO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cícero Angelo consegue sintetizar a ansiedade paisagística que ele colhe em contato com a natureza de sua região natal. Condensando nos fluidos luminosos e panteísticos da terra o brio e a harmonia pelas coisas que o envolvem, esse autêntico pintor primitivo se torna cada vez mais elegíaco.

A figuração surge espontânea, quase em dissolução através de um forte cromatismo, pois o artista tem o gosto pela impressão rápida devido à urgência incandescente da realidade. Cícero Angelo pinta com entusiástica vitalidade criativa, atraído pelo sentido místico da cor, pela agradável atitude lírica da observação, pela comovida participação ao tema expresso com espontânea linguagem.

Dominando totalmente seus meios e possuidor de uma palheta profusamente colorida, onde toda sorte de cores se aquece ao sol e nos aquece o olhar. Suas paisagens estão impregnadas dessa visão global da natureza, que constitui um dom inato, como o das crianças com a sua pureza.

Cícero Angelo sabe, com muita ternura e coração, evocar, simplesmente, tudo o que lhe é dado ver e observar na natureza que o cerca: uma emoção que não se inventa e não se imita. Sua pintura, como na obra "Beira Rio", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, é bela, pura, absolutamente isenta de todo tipo de sofisticação ou de acréscimos desnecessários.

O Artista

C. Angelo, pseudônimo artístico de Cícero Angelo da Silva nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 1954, onde cursou até o segundo grau. Autodidata, primitivista nato, tem como temas prediletos as paisagens e a vida sertaneja,que fizeram parte da sua adolescência.

Desde 1974 reside em Ilha Solteira, onde estudou desenho artístico no I.U.B em 1980, data também de seu primeiro trabalho em pintura. Há 12 anos é professor de desenho artístico da Escola Municipal de Ilha Solteira e há três anos da aula de pintura sobre tela. Por quase oito anos parou de pintar, voltando a se interessar novamente pela arte em 1988.

Entre suas principais exposições, participou: III Expo Arte de Ilha Solteira (1985), Espaço Cultural do Banco do Brasil (1998); I Circuito das Artes; I Expo Aiba Centro Cultural Anglo, Ilha Solteira (2002) II Salão de Artes de Três Lagoas, MS; Mostras "Mulher", "Brasil", "Educação", Ilha Solteira; "Festas Juninas", Ilha Solteira (2003). Nos anos de 1996, 2000 e 2003 foi selecionado para o Mapa Cultural Paulista.

alesp