Deputado assume coordenação da Frencoop paulista


16/05/2007 20:18

Compartilhar:

Presentes Odaci Zonta, José Henrique Galhardo, Renato Nobile, Ronaldo Jorge Nazar e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MUNHOZ FRENCOOP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante encontro de representantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) com deputados em restaurante de São Paulo, na noite de segunda-feira, 14/5, o deputado Barros Munhoz (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, foi indicado para assumir os trabalhos da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP). Em 2006, em conjunto com outros deputados, a Frencoop conquistou a aprovação da Lei 12.226, que institui a política estadual de apoio ao cooperativismo. Além de Munhoz, compareceram ao encontro os deputados federais Arnaldo Jardim e Odacir Zonta " presidente da Frencoop nacional " e os deputados estaduais Davi Zaia (PPS) e Sebastião Almeida (PT).

O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, iniciou a reunião falando sobre a doutrina cooperativista, o papel da Ocesp e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP) e mostrou números do cooperativismo paulista. Exemplificou a importância da criação do Sescoop com o quadro de exportações das cooperativas, que, de 2000 até 2006, mostra um crescimento ininterrupto. "Parte desse resultado se deve ao Sescoop, que capacitou os cooperativistas e contribuiu para aprimorar a gestão das cooperativas", ressaltou Del Grande.

Na seqüência, os presentes assistiram a um vídeo sobre as conquistas e a prestação de serviços do Sistema Ocesp/Sescoop-SP para as cooperativas e também a uma explanação do coordenador do Cecoop (Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista), Renato Nobile, que apresentou os projetos do centro para as áreas política, institucional e de mercado e aproveitou para anunciar alguns pleitos das cooperativas para a nova formação da Frencoop paulista.

O deputado Arnaldo Jardim salientou a importância da participação de deputados como Davi Zaia, presidente do PPS, especialista na área sindical, e Sebastião Almeida, do PT, que tem vários projetos que visam a implementar novas alternativas de trabalho e renda e melhorar a situação das comunidades.

Cooperativismo é o caminho

Barros Munhoz disse ainda estar à disposição do cooperativismo. "Comecei a viver o cooperativismo em 1964, quando participei das cooperativas de crédito e de consumo dos funcionários da Bombril", contou Munhoz. "Apesar dos afazeres, assumo a Frencoop de São Paulo com muita vontade, pois sei que vai valer a pena", ressaltou o deputado, completando: "O papa esteve no Brasil, falou que não resolveremos os problemas do mundo pelo capitalismo e pelo comunismo. Só faltou dizer que o cooperativismo é o caminho", finalizou o líder do governo.

barrosmunhoz@al.sp.gov.br

alesp