Ato público na Assembleia debate questões ligadas à USP

Professores, funcionários e alunos de vários cursos da Universidade de São Paulo (USP) participaram na tarde desta quinta-feira, 24/3, de um ato público, organizado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), em que foram abordadas diversas questões relacionadas à universidade e à gestão do reitor daquela instituição, João Grandino Rodas. Os presentes fizeram diversas denúncias relacionadas ao reitor. Segundo eles, o reitor faz negócios com questões relacionadas à rotina da faculdade, como receber recursos para dar nomes de banqueiros às salas de aula.
Dentre as denúncias apresentadas, estão compras de terrenos e imóveis por preços elevados, a tentativa de extinguir 330 vagas do curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste); a terceirização da universidade; a seleção dos alunos por classe social (estabelecendo a elitização definitiva da USP) e a demissão de 270 funcionários, em janeiro passado, sem justificativa plausível. Por outro lado, os presentes pedem a apuração rigorosa, pelo Ministério Público Estadual, das denúncias de mau uso do dinheiro público, o respeito aos alunos da EACH e a recontratação dos 270 aposentados demitidos. Os alunos ainda reivindicam o fim do vestibular.
Apoio dos parlamentares
Os deputados Enio Tatto, Telma de Souza, João Paulo Rillo, Carlos Grana, Antonio Mentor, Alencar Santana, Gerson Bittencourt, todos do PT, e Olímpio Gomes (PDT) manifestaram-se favoravelmente às reivindicações dos manifestantes. Todos ressaltaram a necessidade de mudar o estatuto da universidade e o fortalecimento (em todos os níveis) do ensino público. Os parlamentares ratificaram a importância da democracia na vida social e lamentaram a pressão que alunos e funcionáros vêm sofrendo do reitor Rodas através de publicações quinzenais.
Compuseram a mesa, além dos parlamentares citados, o professor Francisco de Oliveira; Magno Carvalho, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp); João Zanetic, presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp) e Zelma Marinho, representante dos aposentados demitidos; Thiago Aguiar, diretor do DCE-USP; Marina Silva, falando em nome das obstetrizes, e Maria José Menezes, do Núcleo de Consciência Negra da USP. O professor Wanderley Messias, que representava a reitoria da universidade, abandonou a audiência antes de se pronunciar.
O reitor
João Grandino Rodas foi escolhido reitor da USP através de decreto do então governador José Serra, em 13/11/2009. Seu nome era a segunda opção de uma lista de três indicações.
O 25º reitor da USP foi diretor da Faculdade de Direito da USP, possui graduação em Pedagogia e Direito pela USP (1969); graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970) e em Música pela Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus (1964). Rodas tem três mestrados: em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (1970); em Direto pela Harvard University, Estados Unidos (1978); e em Diplomacia, pela Fletcher School Of Law And Diplomacy, Estados Unidos (1985).
Em 1973, o reitor obteve doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. É livre-docente pela USP desde 1976. Desde 1993 é professor titular pelo Departamento de Direito Internacional FD. Em 1990, obteve titularidade em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações