Trabalhadores conquistam assentamento em São Simão


17/10/2011 10:30

Compartilhar:

Simão Pedro fala em audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SIMAOpedro15anosLUTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência pública realizada em 13/10, a proposta de criação do assentamento para 130 famílias na antiga Fazenda Santa Maria e na Estação Experimental de São Simão, foi aceita pelas famílias interessadas e referendada pelo Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Instituto Florestal e Instituto de Terras do Estado de São Paulo. O deputado Simão Pedro (PT), mediador do caso e articulador da reunião, compareceu ao evento.

Procurado pelos dirigentes da Associação dos Acampados do Horto de São Simão, entre eles Cláudio Frequeti, e pela assessoria da Federação da Agricultura Familiar ligada à CUT, o deputado agendou encontro com a secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Eloisa de Sousa Arruda e o Superintendente do ITESP, Marco Pilla. Foi relatada a situação das mais de 150 famílias que, há 15 anos, ocuparam aquelas áreas, que, na época estavam sem uso adequado, conforme documentos de técnicos do Itesp. O deputado explicou que, durante o governo Serra, o Itesp se propunha a assentar somente 90 famílias em lotes de apenas três hectares, o que não foi aceito pelos trabalhadores. As autoridades demonstram sensibilidade para buscar uma solução e ficaram de consultar o secretário estadual do Meio Ambiete, Bruno Covas, já que parte da área pertence a uma Estação Experimental e Ecológica do Instituto Florestal.(da)



spedro@al.sp.gov.br

alesp