Ciro Gomes propõe política de alianças para unir o centro à esquerda


09/03/2001 18:45

Compartilhar:


O Partido Popular Socialista (PPS) precisa crescer e, em seguida, partir para uma política de alianças que una as forças de centro às de esquerda. Essa avaliação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda e provável candidato do partido à Presidência da República, Ciro Gomes. Ele participou do I Encontro Nacional de Deputados Estaduais do PPS, realizado nesta sexta-feira, 9/3, no plenário José Bonifácio da Assembléia Legislativa.

Ciro Gomes teceu críticas ao governo de Fernando Henrique que, segundo ele, "está num de seus piores momentos, mas sempre dá um jeito de maquiar a situação, como está fazendo agora com o lançamento do plano de governo para 2001 e 2002".

A presidência dos trabalhos coube ao senador pernambucano Roberto Freire, que também convocou os participantes para a prática da política de aliança: "É preciso fazer parceria para se chegar à governabilidade, levando em conta o conjunto", declarou. Freire alertou para o fato de que o "governo quer nos levar a uma política de isolamento".

Além de deputados de vários Estados brasileiros, compareceram ao encontro vereadores, prefeitos, militantes e toda a bancada paulista do PPS. O líder do partido na Assembléia de São Paulo, deputado Vitor Sapienza, convocou os presentes a fazerem um minuto de silêncio, em homenagem póstuma ao governador Mário Covas, falecido nesta terça-feira.

Os principais temas do encontro são: estratégias de ação integrada dos legisladores estaduais do PPS, intercâmbio de iniciativas parlamentares, acompanhamento de execução orçamentária e mecanismos de integração para ação conjunta.

Ao final da reunião será lançada a revista "Política Democrática", que se propõe a debater alternativas teóricas e políticas para a esquerda no Brasil e no mundo.

alesp