ETE de Mongaguá deve confirmar amanhã turmas de Turismo


06/04/2006 18:12

Compartilhar:

Audiência com a direção do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/foto mongagua.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A direção do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza deve confirmar até amanhã, 7/4, a continuidade ou não das turmas vespertina e noturna do curso de Turismo da ETE Adolpho Berezin, em Mongaguá. O prazo foi solicitado pela professora Laura Laganá, superintendente do órgão, durante audiência no dia 6/4 com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o diretor municipal de Turismo, José Francisco Garreta do Nascimento e a delegada regional de Turismo, Maria Tereza Ortale.

"Há alguns anos, a Câmara Temática de Turismo do Condesb realizou amplo estudo que apontava a necessidade de criação de cursos específicos, visando a capacitação da mão-de-obra e a profissionalização do setor. Nesse contexto, foi criado o curso em Mongaguá e o fechamento de uma turma representará um retrocesso", ponderou a deputada.

A argumentação foi reforçada pela representante da Secretaria Estadual de Turismo na Baixada. "Este curso é fruto de uma luta antiga pela conscientização dos agentes públicos sobre a importância de profissionalizar o setor. Trago aqui um apelo das pessoas e empresas envolvidas com a indústria turística para que o Estado acredite um pouco mais no curso e mantenha as duas turmas", completou Maria Tereza Ortale.

O diretor de Turismo de Mongaguá manifestou o apoio do prefeito Arthur Parada Prócida à manutenção das duas turmas e também entregou uma moção pela continuidade, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. "Precisamos de uma convergência de ações para valorizar mais este curso, desde a divulgação no período de inscrições para o vestibulinho até a garantia de condições para que os alunos concluam o estágio", afirmou.

Para justificar a extinção da turma noturna, a diretora da ETE, Regina Judith Mancin, alegou a baixa relação de inscritos por vaga e a dificuldade ocorrida no início desse semestre para completar o número de alunos necessários para a abertura da classe. Por outro lado, as professoras Eli Cardoso e Ludmila Cristian Grazzo, coordenadora do curso, apresentaram uma série de dados que apontam a importância da continuidade das duas turmas.

Segundo elas, o Turismo é o curso da ETE Adolpho Berezin com melhor produtividade, menor perda de alunos e maior índice de empregabilidade. "Cerca de 80% dos estudantes, ainda durante o curso, já estão trabalhando. Isto demonstra a qualidade e a eficiência do curso", argumentaram as professoras. Outro ponto favorável à manutenção foi a recente conquista de uma certificação pela Embratur para que a ETE também forme guias turísticos.

Diante das argumentações, a superintendente do Centro Paula Souza pediu um prazo de 24 horas para tomar a decisão, que poderá passar pela manutenção das duas turmas de Turismo, bem como pela criação de um curso de Administração. O representante da Prefeitura afirmou, inclusive, que o município está à disposição para construir novas salas de aula, caso seja necessário. "Fico feliz de ver este envolvimento da comunidade em defesa da escola", afirmou Laura Laganá.

alesp