Futebol atual valoriza tática, avalia especialista


31/05/2007 17:42

Compartilhar:

José Alberto Aguilar Cortez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUTEBOL Jose Alberto Aguilar Cortez (2)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vergílio Dalla Pria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUTEBOL Virgilio Dalla Pria MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estudos recentes mostram que, numa partida de futebol, o jogador que fica mais tempo com a bola a tem nos pés por dois minutos. "Por isso, cada jogada errada se transforma numa oportunidade perdida muito grande", avaliou o professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, José Alberto Aguilar Cortez. E isso, segundo ele, reforça a importância da tática no futebol atual.

Também consultor técnico da rádio Jovem Pan, Cortez proferiu nesta quinta-feira, 31/5, palestra sobre o tema "Esquemas táticos no futebol", como parte do seminário "Os valores do esporte no futebol " Capacitação do treinador de futebol", organizado pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa, com o apoio da Liderança do PT e da Federação Paulista do Futebol.

Cortez falou aos participantes " esportistas que trabalham com jovens e escolinhas de futebol, além de interessados em seguir carreira como treinadores " sobre a transformação de foco do futebol ao longo do tempo. Essa mudança passa, segundo ele, pelo sistema de jogo (a maneira como o posicionamento do time se define antes de entrar em campo), a preocupação com a preparação física, nos anos 1970, e, posteriormente a fase da tática.

"As ações táticas são todas aquelas com a bola em movimento, para surpreender e neutralizar o adversário", ele definiu. Isso torna importante a capacidade do jogador de analisar situações e tomar decisões com rapidez, além de sua versatilidade, segundo Cortez.

No trabalho com as crianças nas categorias de base, é preciso desenvolver as habilidades táticas mais com atividades do que com discursos, avaliou Cortez. Ele destacou ainda a importância " da qual o Brasil não parece consciente, em sua avaliação " de contar com profissionais especializados e motivados para realizar esse trabalho, que vai revelar os futuros craques.

Essa importância é compartilhada por Vergílio Dalla Pria, médico, ex-deputado e presidente do Rio Preto Esporte Clube. "Foi graças a um planejamento de formação de atletas, iniciado há seis anos, que o Rio Preto conseguiu os bons resultados que acabaram levando o time, este ano, à Primeira Divisão", disse.

Dalla Pria apresentou palestra sobre o tema "O treinador, o time e o clube". Ele abordou o papel do técnico, para ele uma espécie de coordenador que deve ter a confiança tanto de jogadores como de dirigentes. "O técnico ocupa uma das funções mais difíceis. Ele tem que ficar com um olho na sardinha e outro no gato", brincou.

alesp