Futebol atual valoriza tática, avalia especialista
Estudos recentes mostram que, numa partida de futebol, o jogador que fica mais tempo com a bola a tem nos pés por dois minutos. "Por isso, cada jogada errada se transforma numa oportunidade perdida muito grande", avaliou o professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, José Alberto Aguilar Cortez. E isso, segundo ele, reforça a importância da tática no futebol atual.
Também consultor técnico da rádio Jovem Pan, Cortez proferiu nesta quinta-feira, 31/5, palestra sobre o tema "Esquemas táticos no futebol", como parte do seminário "Os valores do esporte no futebol " Capacitação do treinador de futebol", organizado pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa, com o apoio da Liderança do PT e da Federação Paulista do Futebol.
Cortez falou aos participantes " esportistas que trabalham com jovens e escolinhas de futebol, além de interessados em seguir carreira como treinadores " sobre a transformação de foco do futebol ao longo do tempo. Essa mudança passa, segundo ele, pelo sistema de jogo (a maneira como o posicionamento do time se define antes de entrar em campo), a preocupação com a preparação física, nos anos 1970, e, posteriormente a fase da tática.
"As ações táticas são todas aquelas com a bola em movimento, para surpreender e neutralizar o adversário", ele definiu. Isso torna importante a capacidade do jogador de analisar situações e tomar decisões com rapidez, além de sua versatilidade, segundo Cortez.
No trabalho com as crianças nas categorias de base, é preciso desenvolver as habilidades táticas mais com atividades do que com discursos, avaliou Cortez. Ele destacou ainda a importância " da qual o Brasil não parece consciente, em sua avaliação " de contar com profissionais especializados e motivados para realizar esse trabalho, que vai revelar os futuros craques.
Essa importância é compartilhada por Vergílio Dalla Pria, médico, ex-deputado e presidente do Rio Preto Esporte Clube. "Foi graças a um planejamento de formação de atletas, iniciado há seis anos, que o Rio Preto conseguiu os bons resultados que acabaram levando o time, este ano, à Primeira Divisão", disse.
Dalla Pria apresentou palestra sobre o tema "O treinador, o time e o clube". Ele abordou o papel do técnico, para ele uma espécie de coordenador que deve ter a confiança tanto de jogadores como de dirigentes. "O técnico ocupa uma das funções mais difíceis. Ele tem que ficar com um olho na sardinha e outro no gato", brincou.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições