Delegado diz que inquérito apontou irregularidades praticadas pela Telefonica


02/04/2008 18:46

Compartilhar:

Delegado Maurício Del Trono Grosche<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI TELEF Del Mauricio Del Trono Grosche MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Baleia Rossi e delegado Maurício Del Trono Grosche<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI TELEF BALEIA  E Del Mauricio Del Trono Grosche 21 MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da Telefonia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI TELEF GERAL 013MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marco Bertaiolli e Baleia Rossi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI TELEF 011MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O delegado Maurício Del Trono Grosche, do setor de Investigações Gerais da 2ª Seccional de Polícia Sul, apresentou aos membros da CPI da Telefonia vários documentos que, segundo ele, comprovam várias irregularidades praticadas pelo grupo Telefonica, como lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem econômica e tributária.

Grosche falou aos integrantes da CPI nesta quarta-feira, 2/4, sobre o inquérito policial (117/03) instaurado em 2003 para investigar indícios de ilicitudes de empresas de telefonia. Segundo o delegado, depois de várias tentativas, ele conseguiu mandado de busca e apreensão de documentos na presidência da Telefonica. Os documentos apreendidos revelariam que dirigentes do grupo espanhol e empresas contratadas por este teriam promovido lavagem de dinheiro e outras operações ilegais.

As investigações conduzidas por Grosche começaram pela Telecin, empresa de Armando Kilson Filho contratada pela Telefonica. Esta teria imposto a inclusão de pelo menos um sócio espanhol no quadro societário como condição para preservar o contrato. Daí a associação da Telecin com o grupo espanhol Cobra, que originou a SP Cobra.

Segundo o inquérito, o sócio brasileiro da SP Cobra passou a observar várias irregularidades na empresa, como a emissão de notas frias e lavagem de dinheiro, e teria solicitado uma auditoria. Os sócios espanhóis, entretanto, convocaram uma assembléia-geral sem a participação de Armando Kilson Filho e o excluíram do quadro societário, ato registrado na Junta Comercial. O erro foi percebido pela Junta e Kilson Filho foi reintegrado à sociedade.

Grosche disse que as fraudes cometidas contra o sócio brasileiro da SP Cobra indicaram a necessidade da apuração de crimes contra a ordem tributária e também contra a ordem econômica. Segundo o delegado, as irregularidades apontadas no inquérito atingiam interesses nacionais. Por isso, sua surpresa com o arquivamento do inquérito pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), da Procuradoria Geral de Justiça, e com a falta de conclusão das apurações a cargo da Secretaria de Direito Econômico.

O delegado Grosche acrescentou que toda a documentação apreendida durante o inquérito revela cifras bilionárias de remessas de dinheiro ao exterior, sonegação fiscal e outras irregularidades. "Na minha concepção jurídica, as provas reunidas são bastante consistentes", disse.

O deputado Alex Manente (PPS) considera que a documentação apresentada pelo delegado reforçará a atuação da comissão. "A partir de agora, teremos elementos mais consistentes para conduzir as investigações nesta CPI."

O deputado Marco Bertaiolli (DEM) apresentou requerimento para que representantes de três empresas envolvidas no Plano Comunitário de Telefonia nas regiões do ABC e de Mogi das Cruzes sejam chamados para prestar esclarecimentos à comissão.

Já o deputado Said Mourad (PSC) apresentou requerimento para que sejam convidados a depor os promotores de Justiça do Gaeco que arquivaram o processo referente às investigações conduzidas pelo delegado Maurício Del Trono Grosche.

alesp