Museu de Arte - Capaz de captar a alma humana a fotografia comemora seu Dia Mundial


17/08/2009 17:33

Compartilhar:

Memórias de um Memorial, de Giulia Scaglione<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOGRAFIA DE GIULIA SCAGLIONE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Viva São Benedito, de José Antonio Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTOGRAFIADEJOSEANTONIOTEIXEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Quilombos, de Eufrate Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTOGRAFIA DE EUFRATE ALMEIDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lírica Oficina, de Carolina Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTOGRAFIADECAROLINEENGLER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fotografia está presente em todos os instantes da vida hodierna, seja através de câmeras comuns, digitais ou de celulares. Anunciado oficialmente ao mundo na Academia de Ciências da França em 19 de agosto de 1839, o advento da fotografia comemora anualmente nesta data o Dia Internacional da Fotografia.



A descoberta da fotografia se deve a dois franceses Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. O primeiro foi o precursor criando a heliografia em 1826, unindo elementos da química e da física, aliando o principio da câmara escura à característica fotossensível dos sais de prata. Depois dele, Daguerre aperfeiçoou o invento rebatizando-o como daguerreótipo.



Vale salientar que na mesma época um Frances radicado no Brasil, Hércules Florence desenvolvia também experiências que levariam ao mesmo resultado.



Em homenagem a data publicamos nestas paginas fotografias de artistas brasileiros incluídas no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



"Lírica Oficina" de Carolina Engler



"Através de uma busca incessante, a fotógrafa conseguiu visualizar, numa série de instantâneos, a beleza de uma oficina de ferreiro na cidade de Joaquim Egídio, no interior paulista".



"Quilombos" de Eufrate Almeida



"Através de suas propostas visuais, o fotografo exprime com lucidez a confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia, na qual se envolve em cada fase produtiva sublinhando suas escolhas sem nada deixar ao acaso ou a manipulação de outros".



"Memórias de um Memorial" de Giulia Scaglione



"Apaixonada pelo século em que vivemos e preocupada pela passagem do tempo, pela lenta desagregação dos exteriores e dos componentes da nossa moderna arquitetura, a artista não poderia deixar de se interessar pelo conjunto escultural que Niemeyer projetou para o Memorial da América Latina".



"Carapicuíba" de Isabella Blanco



"Essa artista manifesta em suas obras que a fotografia deve ser usada como meio de conhecimento e construção das relações entre tempo e espaço real, entre memória da história passada e da presente, através de formas e os significados do seu hábitat."



"São Paulo Terra Gente" de João Carlos



"Fotografar para esse artista, é antes de tudo uma arte de participação ativa na nossa realidade. Trata-se de uma escolha que o envolve globalmente, do projeto ao registro de imagens".



"Horse" de Johnny



"Através de geniais sobreposições, faixas luminosas e um equilíbrio cromático, o fotografo consegue, com habilidade, dar movimento e vida aos seus personagens prediletos: os animais".



"Viva São Benedito" de José Antonio Teixeira



"Por detrás de sua pesquisa podemos encontrar uma resposta a uma interrogação que afeta a fotografia há decênios: fotografia documento ou fotografia artística".



"Agricultores" de Lucille Kanzawa



"A artista exprime com lucidez esta confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia, pela qual se envolve em cada fase produtiva desde o projeto a assemblagem e a impressão, sublinhando suas escolhas, sem deixar nada ao acaso ou a manipulação de outros".



"Museu do Ipiranga" de Luiz Marinho



"Com o olhar de um viajante, esse fotógrafo procurou retratar o que a metrópole oferece de mais marcante, colocando o belo à frente das inúmeras mazelas urbanas e sociais".



"É Tempo de Carnaval" de Manuk Poladian



"O artista prova que a fotografia não pode ser usada como simples instrumento de documentação mas, sobretudo como meio de conhecimento e construção das relações analógicas entre tempo e espaço real".



"Kalunga" de Marcilio Souza



"Trata-se de um registro da comunidade Kalunga formada por descendentes de escravos que durante 200 anos viveram em completo isolamento em terras longínquas de Goiás, para onde fugiram para escapar do jugo da escravidão".



"Ensaio de Orquestra" de Marcos Mendes



"Por meio de uma cuidadosa pesquisa estrutural da linguagem fotográfica e de suas estratégias, este fotógrafo demonstra a grande margem criativa e individual que possui".



"Avenida Paulista" de Sergio Duarte



"Se a fotografia é o intermediário entre dois mundos que envolvem poesia e realidade, documento e imaginação, esse artista registra uma situação objetiva, dotada de um evidente interesse antropológico atual".

alesp