Cidades sem AMEs devem receber mutirões de saúde


02/02/2010 16:51

Compartilhar:

Paulo Alexandre Barbosa (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Paulo Alex mutirao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A realização de mutirões de saúde em localidades que não dispõem de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) foi proposta pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) à Secretaria da Saúde. A iniciativa visa atender a demanda reprimida verificada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente em especialidades como ortopedia, oftalmologia, dermatologia, além de exames de fundo de olho, ultrassonografia e mamografia, entre outros.

Na Baixada Santista, por exemplo, existem duas AMEs para o atendimento de uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes. Moradores de Guarujá, Cubatão, Bertioga e municípios do litoral sul precisam se deslocar para Santos ou Praia Grande em busca de consultas com especialistas ou para se submeter a exames de maior complexidade.

"Sabemos do esforço da Secretaria de Saúde em ampliar a rede de AMEs. Porém, enquanto não é possível o aumento do número de unidades, é necessária a criação de opções, como os mutirões de saúde. Esse trabalho já é promovido pelo Estado, mas precisa ser mais frequente", justificou Paulo Alexandre.

O parlamentar também requereu a adoção de unidades móveis de saúde. O pedido atende reivindicação de idosos e pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. "Outra opção seria a doação de kombis ou vans às prefeituras, para o transporte desses moradores. Muitos também não dispõem de condições financeiras para o custeio da passagem de ônibus", argumentou o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp