Debate avalia resultado da 15ª Conferência do Clima de Copenhague


19/01/2010 18:08

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/mudclimaticasmesammy06mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro fez um balanço sobre a reunião de Copenhague que tratou das mudanças climáticas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/mudclimaticasmesammy24.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 15ª Conferência do Clima de Copenhague foi alvo dos debates <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/mudclimaticasgeral11mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a coordenação dos deputados Davi Zaia (PPS) e Arnaldo Jardim (PPS-SP), e as presenças de Branca Americano, do Ministério do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Alfredo Sirkis, vereador do PV do Rio de Janeiro, e Augusto Rodrigues, da CPFL, realizou-se, nesta segunda-feira, 18/1, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um balanço sobre a reunião de Copenhague que tratou das mudanças climáticas, bem como um debate sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no Brasil visando a sustentabilidade.

Branca Americano, Fábio Feldmann e Alfredo Sirkis, que estiveram presentes em Copenhague, expressaram sua frustração com o inexpressivo resultado " limitar o aumento da temperatura global em no máximo dois graus, sem definir o tempo para que isso aconteça " e com o vazio que se formou depois da conferência dinamarquesa. Branca Americano citou a desorganização e os impasses que surgiram durante a conferência, principalmente com a quebra de confiança na presidência do evento, que convidou 48 ministros para negociar em separado, deixando de fora mais de uma centena.

A representante do Ministério do Meio Ambiente comentou, ainda, a boa vontade da delegação brasileira e a falta de compromisso da China, "que já era esperada", e dos EUA, com o presidente americano acusando os países emergentes de não fazerem a sua parte no controle dos gases-estufa.

O secretário Fábio Feldmann foi na mesma linha de raciocínio, lamentando a nulidade de resultados e dizendo que para o México, onde se dará a próxima reunião em meados deste ano, pouco poderá ser preparado, e nada deverá ser cobrado, uma vez que o acordo de Copenhague é não-vinculante, isto é, seu cumprimento não é obrigatório. Feldmann, um ativista em questões ambientais há décadas, reconheceu, entretanto, que cada novo evento sobre o clima acaba por forçar um avanço: "Se compararmos a preocupação com o meio ambiente que existe hoje com aquela praticada no século passado, por exemplo, veremos que o patamar de consciência é outro".

Alfredo Sirkis falou da expectativa que havia de trazer, de 2050 para 2020, os prazos para as reduções de emissão de poluentes. "Não conseguimos sequer fechar o acordo para 2050". E foi mais longe: ao fazer o balanço do evento dinamarquês, concluiu que a ONU "não tem capacidade para gerenciar a questão do meio ambiente, assim como já demonstrou não ter capacidade para gerenciar as crises como a do Oriente Médio e do Afeganistão, entre outras". Sirkis encontra nos grupos como G7, G20 etc. o caminho para as possíveis negociações que levarão aos acordos.

Ao contrário do que aconteceu em Copenhague, algumas empresas brasileiras chamam para si a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade do planeta. Augusto Rodigues, diretor da CPFL, contou que a a empresa vai implantar 94 geradores, que transformam a força dos ventos (energia eólica) em energia elétrica e eles serão responsáveis pela geração de 2 a 3 megawatts (o potencial eólico brasileiro é da ordem de 30 mil Mw). Rodrigues disse que a energia gerada pelos aerogeradores é totalmente limpa, apesar de ser ainda um pouco mais cara do que a hidrelétrica, mas o fator sustentabilidade compensa. O diretor da CPFL falou também das termogeradoras que a empresa está instalando " quatro em SP e uma no RN " e que serão movidas a bagaço de cana. Essas usinas entrarão em operação em 2010, reforçando a matriz energética brasileira com energia limpa, uma tendência que vai se consolidando.

Os deputados Davi Zaia e Arnaldo Jardim elogiaram a qualidade dos analistas presentes, aos quais se juntou, em seguida, a subprefeita da Lapa, Sonia Francine, que enumerou os prejuízos que a cidade sofre com a mudança do clima, como enchentes, desmoronamentos e, principalmente, vidas.

alesp