Obras paralisadas do super gasoduto ficam sem explicação

Representantes da Petrobrás comparecem mas declaram estar impedidos de falar Daniela Kuriyama
26/10/2011 20:34

Compartilhar:

Edimir Chedid presidindo a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComTransp26out11Ze1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da comissão de transporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComTransp26out11Ze2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Transporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComTransp26out11Ze.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações ouviu nesta quarta-feira, 26/10, a gerente de Licenciamento para Implantação de Projetos, Daniele Lomba, e os gerentes setoriais da Engenharia, Weber Vieira Gomes e Marcia do Vale, representantes da Petrobrás convidados para esclarecer os fatos sobre a paralisação da obra de super gasoduto na Serra do Mar, feito pela empresa, e dar explicações sobre o impacto ambiental da obra na região do Grande ABC paulista.



Presentes em reunião, os representantes da Petrobrás não puderam se pronunciar por conta de um desentendimento.



"Eles nos informaram que não tinham conhecimento de que esta seria uma reunião aberta, gravada, com a presença da imprensa, e eles não podem contrariar a determinação de seus superiores", explicou o presidente da comissão, deputado Edmir Chedid (DEM), aos membros. O deputado Orlando Morando (PSDB), autor do convite feito à empresa petrolífera, expressou sua insatisfação com o cancelamento da reunião após quatro meses de espera. "Isso é um desrespeito! Se não podem participar da reunião, vieram aqui para quê?", protestou.



A comissão definiu o dia 16/11, como nova data para o comparecimento dos representantes da Petrobrás. "Ao convidá-los, diga que esta é uma reunião pública, aberta, transmitida pela TV Alesp e com atos publicados no Diário Oficial", reforçou o deputado Orlando Morando.



Pauta



Foram aprovados pela comissão cinco itens, dentre eles o requerimento do deputado Roberto Morais (PPS), solicitando o comparecimento do diretor de Controle Econômico e Financeiro, José Valney de Figueiredo Brito, para prestar esclarecimentos sobre as condições contratuais em que as empresas DBTrans (responsável pelo Auto Expresso) e STP (responsável pelo Sem Parar) operam o sistema eletrônico de cobrança nas praças de pedágio do Estado. A reunião com José Valney de Figueiredo ficou marcada para o dia 8/11, às 10h30.



Estiveram também presentes os deputados Antonio Mentor (PT), Baleia Rossi (PMDB), Carlão Pignatari (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), João Caramez (PSDB),

Roberto Morais (PPS) e Rogério Nogueira (PDT).

alesp