Balanço 2011 - Hidrovia e ferrovia: opções de transporte a serem valorizadas

A Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada por João Caramez (PSDB), reinstalou seus trabalhos em 18/5. Nesta reunião foi anunciado o investimento de R$ 1 bilhão, com verbas federais e estaduais, para modernização e aumento da capacidade da hidrovia Tietê-Paraná. Serão investimentos nos próximos quatro anos, para modernização e ampliação de 800 quilômetros do trecho paulista da hidrovia Tietê-Paraná .
Uma das atividades da Frente das Hidrovias, com apoio do Departamento Hidroviário do Estado, foi trazer à Assembleia Legislativa a exposição Hidrovia Tietê-Paraná. Essa exposição, que ficou aberta ao público em geral, estava inserida na Semana de Preservação do Rio Tietê, instituída pela Lei estadual 11.273/2002, de autoria do deputado Caramez.
No dia 6/10, a bordo do barco Almirante do Lago, deputados das frentes parlamentares das Hidrovias, e de Apoio ao Turismo, realizaram a uma reunião conjunta. O objetivo foi sensibilizar o governo do Estado quanto à necessidade de ampliação da hidrovia e da implementação do turismo fluvial ao longo do Tietê, inclusive na região metropolitana da capital. Para tanto, além de ações para despoluição do rio, são necessárias várias obras civis, que incluem atracadouros e eclusas.
A Frente Parlamentar das Hidrovias, que foi instalada pela primeira vez em abril de 2006, tem como meta a expansão deste modal de transporte, que tem custo reduzido e pouco impacto ambiental. A hidrovia proporciona oportunidades de expansão do agronegócio, de indústrias e comboios de carga, sendo, ainda, uma opção de lazer e turismo.
Malha ferroviária
A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária, instalada em 23/11, e coordenada por Mauro Bragato (PSDB), busca soluções para melhorar a infraestrutura de transportes e aperfeiçoar o uso da ferrovia. No evento de lançamento da frente, foi criada uma subcoordenadoria para tratar do ramal ferroviário que liga Santos a Cajati.
O deputado Hamilton Pereira (PT) defendeu, em reunião da frente no dia 23/11, a retomada do transporte ferroviário entre as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo e Sorocaba. Roberto Massafera (PSDB) fez um alerta sobre o estrangulamento nos sistemas de transportes de cargas e passageiros, e defendeu a necessidade de o Estado retomar a gestão das ferrovias, que agora são concessão federal.
A frente pretende encontrar soluções para a expansão e o aproveitamento do que resta da malha ferroviária paulista após a privatização da Fepasa e de sua transferência para a Ferroban, hoje América Latina Logística (ALL). A situação da rede ferroviária no Estado, com pequenas exceções, é de abandono e sucateamento.
No relatório que Mauro Bragato fez ao final da CPI das Ferrovias, encerrada em 2010, foi exposto um raio-X da situação da malha ferroviária paulista e trazido a público o inquérito realizado pela Polícia Federal, na chamada operação Fora dos Trilhos, que apurou crimes praticados contra os bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e da Ferrovias Paulistas (Fepasa).
Logística e transportes
No dia 16/6, em Jundiaí, foi lançada a Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem de São Paulo (Frenlog), coordenada pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB). A intenção é discutir e buscar projetos e soluções voltadas ao setor logístico do Estado de São Paulo. No primeiro encontro, o tema abordado foi Mobilidade Urbana - Acesso às Cidades. Outra demanda da frente é a extensão da linha da CPTM até Campinas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações