Ambientalistas e moradores questionam ampliação do Aeroporto de Viracopos


23/11/2005 19:17

Compartilhar:

Leonice da Paz, Miguel Choueri, Antonio Mentor, Ana Martins, José Clovis Moreira e Guilherme Campos Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/infraero573marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonice da Paz e Miguel Choueri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/infraero567marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/infraero559marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Clovis Moreira e Guilherme Campos Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/infraero57marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os números demonstram que o Aeroporto de Viracopos, na Região Metropolitana de Campinas, é o maior centro de trânsito de cargas aéreas do país, movimentando 10% do total brasileiro, o que representa em valores cerca de US$ 6 bilhões. Para torná-lo o entreposto aéreo do cone sul, será necessário iniciar sua ampliação, o que implica a desapropriação de uma área de 9 km2, onde vivem 4,5 mil famílias, segundo a Infraero (9 mil, segundo as associações de bairro). O projeto foi discutido em audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, 23/11, com a presença da Infraero e de associações e de organizações não-governamentais.

Presidida pela deputada Ana Martins (PCdoB), a audiência para discutir o plano de ampliação do Aeroporto de Viracopos foi solicitada pelo deputado Renato Simões (PT). O governo estadual não enviou representante, o que suscitou novo requerimento de convite aos secretários estaduais dos Transportes Metropolitanos e do Meio Ambiente, aprovado durante a sessão.

Grandezas

Pelo Aeroporto de Viracopos, segundo Miguel Choueri, superintendente regional da Infraero para o Sudeste, passa 10% de toda a carga aérea transportada no país, o que o torna o maior entreposto brasileiro de cargas aéreas. Cerca de 270 empresas operam lá. Um quarto delas em logística. Segundo Choueri, o aeroporto gera 4 mil empregos diretos e chega a 10 mil o número de empregos indiretos. O movimento anual de pousos e decolagens é de 7 mil aeronaves, transportando de 750 a 800 mil passageiros.

A ampliação de Viracopos é um plano para otimização de seu funcionamento nos próximos 30 anos. Para isso, será necessário aumentar a área hoje ocupada, de 8,5 km2, em mais 9 km2. Áreas residenciais serão atingidas, e aí está metade do problema. A outra metade é o impacto ambiental.

Para fazer o levantamento da área residencial atingida, foi contratada pela Infraero uma empresa, mas o estudo ainda não foi concluído. A ampliação fará com que o aeroporto tenha no futuro a capacidade de trânsito de 55 milhões de passageiros e 850 mil toneladas de carga ao ano, conforme exposição do superintendente local da Infraero, José Clovis Moreira. Para ele, após o levantamento concluído, será possível traçar uma estratégia de remoção das famílias para novos bairros e conjuntos habitacionais.

Quanto ao licenciamento ambiental para utilizar novas áreas não-residenciais, o representante da Infraero não se manifestou, alegando ser suficiente a exposição para o debate e a fim de não consumir muito tempo.

Desapropriações

Os representantes de associações de moradores dizem estar "angustiados" com a indefinição (faz anos que se diz que o aeroporto será ampliado, mas nada começa), o que faz com que os investimentos nos bairros fique paralisado. Também não há informações quanto à forma de indenização dos moradores das áreas que serão desapropriadas. Segundo as associações, é difícil realocar habitantes numa região em que há grande déficit habitacional. Dos 17 bairros abrangidos pelo plano de expansão, seis são ocupações irregulares.

Os moradores reclamam também que a empresa contratada para vistoriar as habitações " a fim de estabelecer valor do imóvel " forçou a entrada nas casas lançando mão de força policial e as marcou com uma tarja amarela nas fachadas, submetendo os moradores a constrangimentos.

As indenizações também são motivo de preocupação, pois há pendências no pagamento da área original desapropriada para construir o aeroporto.

Comércio local e meio ambiente

Augusto Cesar Gandolfo, presidente da Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies, tem preocupação especialmente com a devastação do último bolsão de cerrado nativo próximo ao aeroporto. Gandolfo informou que o governo estadual rejeitou o relatório de impacto ambiental apresentado pela Infraero e concedeu prazo para que a empresa apresentasse um novo (o prazo se esgota em 24/12).

Os comerciantes locais também têm preocupação com a grande desocupação de área habitada. Com pouco tempo para levantar suas questões, Aníbio F. da Silva Jr., presidente da Associação dos Comerciantes e dos Comércios em torno do Aeroporto de Viracopos, indagou o porquê de expandir o empreendimento justamente para a região habitada. Para ele, o aeroporto deveria ser ampliado para a região industrial, o que reduziria os problemas sociais.

Para essas entidades, as obras de ampliação não vão aumentar empregos diretos e indiretos nem há necessidade de expandir tanto a área de operação. Aníbio Jr. aponta subaproveitamento tanto de pista quanto da própria área. Gandolfo acusa grandes empresas de logística de estarem por trás do empreendimento.

Fotos do Marco Antonio

564 e 573:

alesp