Esporte e lazer são abordados em palestra


28/08/2008 17:35

Compartilhar:

Luiz Goncalves Jr <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SEMINA  ED FISICA luiz goncalves jr ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos Simões <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SEMINA  ED FISICA antonio carlos simoes (6 of 12) ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Carreira Filho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SEMINA  ED FISICA daniel carreira filho (5 of 7) ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia de palestras do seminário As conquistas da educação física, promovido pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, importantes nomes debateram as conquistas e desafios do profissional de educação física.

O professor Antonio Carlos Simões, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, ressaltou a importância do professor na escola, pois é ele quem tem o primeiro contato com o aluno, que possivelmente poderá vir a ser um atleta. "O grande problema está no fato de o professor não ser efetivo em apenas uma escola, pois isso faz com que ele não se dedique e conheça a realidade dos alunos", disse.

De acordo com ele, o professor precisa criar um vínculo maior com a escola em que dá aulas para poder desenvolver bem o seu papel, que é de formar o cidadão para prática esportiva.

Ainda criticou a falta de projetos para a área, que, segundo ele, em sua maioria são desenvolvidos pelas ONGs. Também condenou os projetos que não são condizentes com a realidade social brasileira.

Simões ainda lembrou que o esporte não pode ser desvinculado da Educação Física, já que são áreas interdependentes. "Tanto a prática do esporte quanto da educação física fazem parte da vida das pessoas", afirmou.

Dando continuidade ao seminário, o professor Luiz Gonçalves Junior, da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos, dissertou sobre a prática do lazer na sociedade e relatou como o profissional de educação física perdeu seu valor. "A falta de formação específica faz com que ele enfrente uma desvalorização profissional, pois isso torna qualquer pessoa apta a desenvolver o seu papel", comentou.

Também lembrou de como a mídia influencia pessoas a desenvolverem atividades para as quais não têm condições. "A maioria dos acidentes acontecem pela falta de preparo tanto da pessoa que está realizando a atividade quanto do profissional que o coordena", explicou.

Gonçalves Júnior lembrou ainda que nos grandes centros urbanos não há espaço para o lazer, o que força o cidadão a procurar outra região onde praticá-lo.

Na continuação do seminário, à tarde, os professores doutores Daniel Carreira Filho, reitor do módulo Caraguatatuba da Unicsul, e Walter Roberto Correia, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, trataram do tema Saúde e sociedade: a contribuição da educação fisica, educação e sociedade, encerrando o ciclo.

alesp