Museu de Arte - Entre presente e passado Lucio Tamino encontra a sua expressão mais imediata e autêntica


24/06/2009 17:11

Compartilhar:

Lucio Tamino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/luciotamino.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Municipal iluminado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Luciomunicipaliluminado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com gesto estético, sentido da composição e equilíbrio cromático, pronto a traduzir sua obra num rigoroso e personalíssimo clima lírico, a pintura de Lucio Tamino é sustentada e guiada pelo desejo inequívoco de que o menor traço, o mais frágil, possa encontrar, entre presente e passado, a sua expressão mais imediata e autêntica.



Apesar de sua jovem idade - o que em absoluto não é um defeito " o artista nos dá a prova de um conhecimento e coesão com as problemáticas urbanas que nos envolvem.



Percorrendo estradas, praças, admirando velhos casarões e monumentos de sua São Paulo natal, Lucio Tamino nos convida a admirar silenciosamente o que restou de um mundo muitas vezes esquecido, fruto da observação de um olhar puro e de desencantada nostalgia.



Delineando desde cedo sua própria personalidade, ele trata a natureza como a sente, amplifica o seu discurso com a realidade em completa liberdade de espírito. Não se trata de uma simples experiência, de uma questão de índole ideológica e muito menos de uma prazerosa consolação acadêmica, mas de uma mensagem poética e musical que o artista procura atingir no coração do espectador, como um raio de sol para aquecê-lo.



Na obra ¨O Municipal iluminado¨, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Lucio Tamino traduz a emoção que o coração sugere, fixando sobre a tela aspectos palpitantes de vitalidade, ricos de movimentos, com uma musicalidade cromática e uma harmonia de linhas e formas que colocam em relêvo os detalhes da edificação, numa encantadora luminosidade.





O Artista



Lucio Tamino nasceu em São Paulo em 1982, filho de Gregório Gruber e neto de Mario Gruber, ambos renomados artistas plásticos com os quais aprendeu e praticou desde de muito cedo diversas técnicas como pintura a óleo e acrílico, pastel, aquarela e escultura. Em busca de uma identidade própria através da arte vem ultimamente trabalhando diversos temas e técnicas.



Viveu um ano em Barcelona, em 2002, onde cursou desenho e pintura na Leonardo da Vinci Escola d' Art. Aproveitou sua permanência na Europa para visitar, durante dois meses, os mais importantes Museus, Fundações Culturais, e Igrejas históricas da Itália, Suiça, Holanda, França, Portugal e Espanha.



Participou das exposições: ¨Col-lectiva 2002¨, na Leonardo da Vinci Escola d'Art de Barcelona, Espanha, (2002); ¨Gregório, Lucio, e Lorena¨ na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, com pinturas, desenhos e gravuras (2003); e ¨Estilos e Tendências¨ no Clube Venâncio Ayres, em Itapetininga, com pinturas e gravuras.



Possui obras em diversas coleções particulares na Espanha, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp