Trabalhadores pautam desafios da citricultura paulista


08/12/2011 19:02

Compartilhar:

Edinho Silva (centro) e citricultores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/EDINHOSILVAcitriculturaP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar da Citricultura, coordenada pelo deputado Edinho Silva (PT), recebeu no dia 7/12, representantes dos trabalhadores da colheita da laranja. Na pauta da reunião, os impasses hoje existentes no setor, sob a perspectiva do trabalhador, e propostas para que a atividade, âncora econômica do Estado de São Paulo, seja também propulsora do desenvolvimento e justiça social.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas pela Frente da Citricultura. Depois dos trabalhadores, participarão de discussões semelhantes os representantes do setor de produção, da indústria e da pesquisa. O objetivo final é a formulação de um plano estadual para o setor. "A frente parlamentar tem como tarefa aprimorar o diagnóstico da citricultura paulista, saber qual a situação hoje, qual a tendência e quais as medidas que a Assembleia pode propor ao governo paulista para se antecipar aos problemas", explicou Edinho.

De acordo com Edinho, há uma preocupação quanto ao esvaziamento da citricultura no interior do Estado, devido às pragas. De acordo com o último levantamento realizado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), entre os meses de maio e julho de 2010, o greening atingiu 38,8% dos talhões dos pomares paulistas. Em relação a 2009, o número corresponde a um crescimento de 56% do total de pomares afetados.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp