Meio Ambiente discute a contaminação das águas do Rio Ribeira


24/10/2001 17:21

Compartilhar:


A contaminação por chumbo das águas do Rio Ribeira será o tema de reunião pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, por sugestão da deputada estadual Maria do Carmo Piunti (PSDB), que será realizada na próxima terça-feira, 30/10, às 14 horas, no auditório Teotônio Vilela.

O problema da poluição acontece em decorrência de resíduos provenientes de antigas mineradoras, os quais permanecem a céu aberto e sob a ação do tempo há mais de 15 anos e o objetivo do encontro é buscar alternativas efetivas que possibilitem uma solução e propicie segurança às comunidades ribeirinhas.

Segundo a deputada, o assunto tem sido acompanhado por representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Ribeira e do Litoral Sul, que constituíram uma comissão técnica composta por pesquisadores do Instituto de Geociências da USP, do Instituto de Pesca e da Universidade Federal do Paraná.

"Esses pesquisadores apresentaram, durante reunião do Comitê no município de Ribeira, resultados das pesquisas feitas na região afetada pela contaminação, que abrange os municípios de Ribeira, Eldorado, Iporanga, Itaoca, Juquiá, Registro e parte do estuário de Lagamar, que engloba Iguape, Cananéia, Ilha do Cardoso e Ilha Comprida", afirmou Piunti.

Técnicos da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), da regional de Sorocaba, também mostraram resultados de análises, de 1986 a 2000, com variações de índices de contaminação e amostragem, realizadas em peixes da região, além de estudos sócio-ambientais feitos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com a comunidade ribeirinha.

De acordo com Piunti, os dados de todos os pesquisadores e da estatal são alarmantes. "Os casos mais graves de contaminação em seres humanos ocorrem no município de Adrianópolis (PR). As mineradoras fecharam em 1996 e deixaram 80% da população do município contaminada, com altos índices de chumbo na corrente sangüínea."

alesp