Deputado debate o papel do negro na mídia na Unifae


25/11/2005 09:04

Compartilhar:

Nivaldo fala sobre a imagem do negro na mídia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/NIVALDO UNIFAE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quinta-feira, 17 de novembro, o deputado Nivaldo Santana (PCdoB) participou de um debate sobre preconceito e racismo na UNIFAE (Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino), em São João da Boa Vista. A palestra fez parte das programações da Semana da Consciência Negra e o tema abordado pelo parlamentar foi "o papel do negro na mídia".

Primeiramente, Nivaldo fez um relato histórico sobre a condição do negro, da escravidão até os dias de hoje, enfatizando as singularidades no processo de formação do Brasil. O parlamentar acredita que a mídia, de modo geral, ainda trabalha inadequadamente a imagem do negro, refletindo os preconceitos existentes em nossa sociedade ou apresentando-os sempre em posições subalternas. Para isso, citou exemplos de atores negros que ocupam papéis menos relevantes nas novelas e a forma sensacionalista e estereotipada que a imprensa trata eventos de segurança pública envolvendo negros.

O deputado acredita que a democratização do acesso ao trabalho e à educação e a formação de uma consciência social avançada são os pilares sobre os quais devem se assentar uma sociedade efetivamente democrática. Para isso, o deputado investe na criação de políticas públicas de inclusão e valorização da herança da cultura africana para a formação da nossa sociedade, com diversas iniciativas parlamentares e projetos para este fim.

Compuseram a Mesa Diretora o Reitor da Universidade, Prof. Valdemir Samonetto, o vice-reitor, professor Luiz Antônio de Souza; o pró-reitor em pós-graduação e pesquisas, professor Sérgio Venício Dragão; o presidente do Movimento Protea, Marcos Paulo Pereira; o assessor do Movimento Protea, Luiz Antônio Modesto; o coordenador do curso de jornalismo, Camilo Barbosa e os professores de jornalismo, Francisco de Assis Arten e Maria do Socorro Veloso. O público foi de estudantes e professores do curso de comunicação da Unifae.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp