Assembléia Popular


08/06/2005 16:24

Compartilhar:

José Reinaldo Araldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jose Reinaldo Araldo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gilberto Goncalves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ianete dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ianete dos Santos (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Granja<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Adriano Granja (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Sueli Schnor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Paula Sueli Schuer (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fátima Dinardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fatima Dinardi (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Contaminação

O presidente do Rotaract Mandaqui, Anderson Cruz, protestou contra a morosidade dos processos que tramitam na Secretaria da Educação estadual, para apurar denúncias de atos de violência cometidos por professores contra alunos. "Quando procuramos informações sobre esses processos, somos alvo de deboche", ele afirma. Cruz criticou o "corporativismo que contamina a rede de funcionários públicos" e pediu punição exemplar para os casos de abusos.

Duas doenças

"As escolas públicas estão sendo fechadas por causa de duas doenças: a impunidade e a corrupção." A avaliação foi feita por Cremilda Estella Teixeira, presidente do Núcleo de Apoio aos Pais e Alunos (Napa). Para ela, a evasão escolar dos jovens está ligada à violência de que eles são alvos. Além disso, as Associações de Pais e Mestres movimentam razoáveis quantias de dinheiro e se tornaram instâncias corruptas dentro da escola, avalia Cremilda.

Mais críticas

Outro processo administrativo movido contra um professor da rede pública foi abordado por Mauro Alves da Silva, presidente do Grêmio Social, Esportivo e Recreativo Sudeste. Segundo ele, tramita na Secretaria da Educação há mais de um ano o processo em que um aluno da Escola Estadual Otacílio de Carvalho Lopes denuncia um professor por ter sido chamado de "bicha" em sala de aula. "Até agora não foram tomadas providências", disse Mauro.

Sem saúde

Paulo César Palma da Silva, vice-presidente do Núcleo de Estudos, Participação e Propostas de Atividades Livres, protestou contra o desrespeito aos usuários dos postos de saúde da capital. "A falta de médicos e de remédios é evidente", ele afirmou. Ele questionou ainda a transferência de bons profissionais do posto do bairro Vila Guilherme, onde é atendido.

Greve à vista?

"Se o governador não aceitar nossa pauta de reivindicações, o Hospital das Clínicas vai parar", alertou o presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores do HC, Itamar Marinho da Costa. Ele disse que pela primeira vez o sindicato fará dissídio coletivo, e as reivindicações serão entregues ao governador, ao secretário da Saúde e à direção do hospital. "Uma consulta no HC pode custar um ano ou a vida, uma cirurgia pode demorar até cinco anos ou ser feita por São Pedro", afirmou Costa. Ele disse ainda que os funcionários públicos também são tratados com descaso pelo governo.

Campanha unificada

Está marcada para o próximo dia 15 uma mobilização em favor de uma campanha unificada em defesa dos servidores públicos e por melhores salários, anunciou Roberto Torres Leme, da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo. "Queremos que a comunidade esteja do nosso lado, pois a falta de valorização do servidor é um retrocesso", afirmou.

Poder jovem

Paula Sueli Schnor, membro da Juventude Ecumênica da Boa Vontade, ligada à Legião da Boa Vontade (LBV), divulgou a realização do 35º Congresso Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus, que acontecerá no próximo dia 25, em Uberlândia, MG, com o tema O Jovem na Política. "São os jovens que no futuro vão assumir o poder, e eles devem ser guiados por valores humanos, que devem estar na base de toda articulação política", disse Paula.

Samba de protesto

"O povo não está pedindo esmola/ O povo só quer escola/ E nem isso querem dar".O refrão do samba composto e apresentado por Adriano Granja resume o protesto do ex-aluno e ex-professor contra o fechamento da Escola Martim Francisco, no bairro de Vila Nova Conceição, em São Paulo. Ele pediu apoio da população contra o fechamento deste e de outros estabelecimentos públicos de ensino.

Povo pobre

"Cidade rica com povo pobre", esta foi a definição usada pelo ex-candidato a vereador pelo PT, Pedro Pereira Cabral, para a cidade de Barueri, onde reside. Para Cabral, é fundamental que o Tribunal de Contas investigue a atual administração municipal, que representa o grupo no poder há 25 anos na cidade. "É necessário uma investigação profunda no repasse de verbas do município para algumas entidades sociais da cidade", afirmou.

Corrupção

O presidente da Associação dos Desempregados do ABC, Gilberto Gonçalves, deu um voto de confiança para o presidente Lula e para o ministro Márcio Thomas Basto. E afirmou que o povo quer o fim da corrupção e ética na política.

Calamidade

Claudinei Manea, do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos da Secretaria dos Transportes, classificou como calamidade a situação por que passa os funcionários públicos. "Os servidores não são valorizados e assistimos ao desmonte do serviço público", afirmou o sindicalista.

Para Claudinei, muitos servidores estão morrendo sem receber os precatórios a que têm direito, sem que o governo estadual priorize seus funcionários.

100%

A representante da Organização Não Governamental Embu Guaçu em Ação, Meria Andrade Quadros, afirmou que, apesar da cidade ter 100% de sua área territorial classificada como de manancial, não recebe nenhum apoio do governo para sua preservação e para melhorar as condições de vida de seus habitantes. Segundo a líder comunitária as carências da cidade são em várias áreas, como saúde, habitação, educação etc.

Embu Guaçu

Ianete dos Santos, também líder comunitária da cidade de Embu Guaçu , afirmou que as lideranças da cidade têm recorrido à Assembléia Popular para se fazer ouvir, "já que no município o direito à livre expressão não é respeitado pelas autoridades". Ianete afirmou que a situação das creches no município é caótica, como também a da saúde. Reclamou da necessidade da instalação de um centro de referência em DST-AIDS na cidade.

Segurança

Para José Reinaldo Araldo, chefe da Brigada de Incêndio da Assembléia Legislativa, as autoridades não têm ignorado à legislação quanto às condições de segurança dos prédios públicos. José afirmou que a Assembléia paulista é uma exceção dentro do universo de prédios públicos do estado. "Aqui temos uma brigada estruturada e que tem apoio da Mesa Diretora e dos deputados para realizar seu trabalho de prevenção, mas nos outros prédios públicos a realidade é diversa", concluiu.

A finalização das obras da escola de bombeiros, que é a responsável por capacitar os bombeiros de São Paulo e que recebe alunos de outros estados e de outros países, foi pedida pelo chefe da brigada da Assembléia.

ILP

A funcionária da Assembléia Legislativa, Fátima Dinardi, elogiou o processo de eleição do representante dos funcionários no conselho do Instituto do Legislativo Paulista. Fátima, que foi candidata, desejou felicidade para a representante eleita.

Quanto à Comissão de Negociação Permanente, instalada há três semanas para manter o diálogo entre funcionários e o corpo diretivo do legislativo, Fátima afirmou que já é hora da comissão iniciar os trabalhos, pois senão ela ficará conhecida como a "Comissão Conceição: ninguém sabe, ninguém viu".

alesp