1º secretário lamenta retrocesso na saúde


01/07/2005 18:08

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira discursa durante a plenária de prestação de contas de mandato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fafi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual e 1º secretário da Assembléia Legislativa, Fausto Figueira (PT), lamentou o retrocesso na área da saúde em Santos e em toda a Baixada Santista, durante a plenária de prestação de contas de mandato realizada na quarta-feira, 29/6, na Câmara Municipal da cidade. "David Capistrano (ex-prefeito de Santos, falecido) está fazendo falta. Todo o sistema de saúde preventiva foi jogado fora. O governo do estado não tem compromisso com as pessoas e nós, parlamentares do município, temos que nos unir para cobrar da administração municipal a implantação de programas do governo federal, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Saúde da Família e o Saúde Bucal, que atingem milhões de famílias. Até agora nenhum deles foi instalado na região por falta de projetos consistentes", afirmou Figueira. O deputado lembrou que os sistemas criados por Capistrano, tanto o de atendimento básico, quanto o de atendimento aos soropositivos, inspiraram políticas nacionais.

O presidente nacional do Conselho de Ética do PT, Danilo de Camargo, esteve presente. "Não podemos esquecer que a história de vida de todos os políticos do PT é diferente dos outros. Este pode ser um momento bom para o PT e para o país. Se todas as acusações forem apuradas, o partido tende a sair melhor deste governo. Quem lutou por um país melhor sairá vitorioso".

Figueira admitiu que o momento é de extrema gravidade. "Temos que sair fortalecidos desta crise. Qual parlamentar de outro partido convida a comunidade para um debate e está presente fora da época de eleições? Os políticos do PT fazem reuniões coletivas e prestam contas de suas atividades, o processo é claro. A oposição quer formar na opinião pública que nós somos iguais a eles. Temos que separar o joio do trigo porque o PT e sua história são feitos de pessoas como nós, que temos a convicção política de transformar o mundo".

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp