Parlamentar defende manutenção e renovação da frota do Salvamar Paulista


27/09/2005 18:15

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira (1º esq) visita ao 17º Grupamento de Corpo de Bombeiros Salvamar Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO SALVAMAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em visita ao 17º Grupamento de Corpo de Bombeiros Salvamar Paulista, no Guarujá, sexta-feira (23/09), o deputado Fausto Figueira (PT) entregou ao tenente coronel Daniel Onias Nossa cópia da indicação em que pede ao Governo do Estado manutenção e renovação da frota terrestre e marítima do grupamento. Com seis lanchas e dois navios de combate a incêndio, o 17º GBS atende todo o litoral do Estado e no último verão realizou 1.936 salvamentos, entre as bases de Cananéia, no Vale do Ribeira, e Ubatuba, no Litoral Norte.

"Estou à disposição para apoiar todas as reivindicações por melhorias nas condições de trabalho destes oficiais, que são verdadeiros heróis. É fundamental suprir a carência de manutenção e renovação da frota para garantir a qualidade do atendimento que é oferecido pela corporação à população do Estado", afirmou Figueira.

O efetivo da unidade é de 704 oficiais e, segundo Nossa, chega a 1.100 durante o verão, com a contratação de pessoal por meio de parceria entre os municípios e do apoio do Departamento de Patrocínio da Petrobrás. "Este convênio já dura seis anos e em Santos, por exemplo, o Salva Surf, que conta com o apoio de surfistas para salvamento marítimo, foi efetivado", afirmou o tenente. O grupamento tem uma carência de 100 funcionários para diversas funções.

O deputado, que também é 1º secretário da Assembléia Legislativa, ficou de reforçar a cobrança pela liberação da verba contingenciada pelo Governo do Estado para a renovação do Corpo de Bombeiros do Estado. O parlamentar já questionou o governador Geraldo Alckmin sobre os motivos da não liberação dos R$ 8,7 milhões, que fazem parte do orçamento de 2005 e estão bloqueados.

O problema com a falta de renovação de veículos foi apontado, entre outros, pelo comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o coronel Antonio dos Santos Antonio, durante visita do deputado à sede dos Bombeiros, no dia 17 de agosto, em São Paulo.

Figueira também ficou de entrar em contato com a Alfândega de Santos para saber quais são as possibilidades de doação de equipamentos apreendidos para o 17º GBS. De acordo com o tenente Nossa, a corporação já recebeu alguns quadriciclos e dois jetskis apreendidos pela Alfândega, e equipamentos como motores de popa e de informática seriam bem-vindos.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp