Cerimônia de entrega das propostas da III Conferência Estadual do Meio Ambiente


04/09/2008 16:11

Compartilhar:

Sourak Aranha Borralho e Camila Bianchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/CARTA MEIO AMB sourak aranha borralho e camila bianchi ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de entrega oficial das propostas da III Conferência Estadual do Meio Ambiente (III CEMA)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/CARTA MEIO AMB entrega carta_ politicas femininas ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Novaes Pereira e Rosmary Corrêa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/CARTA MEIO AMB analice novaes pereira e rosmary correa ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã desta quarta feira, 3/9, o presidente do Parlamento paulista, deputado Vaz de Lima, participou da cerimônia de entrega oficial das propostas da III Conferência Estadual do Meio Ambiente (III CEMA), realizada em março deste ano. Compareceram ao evento representantes da sociedade civil, integrantes das macrorregiões estaduais e ONG"s que desenvolvem atividades no setor da preservação do meio ambiente, bem como membros do DAEE, Cetesb, Secretaria da Fazenda e outros órgãos estatais e entidades envolvidos com a questão.

Parabenizando a todos que participaram da III Conferência, Vaz de Lima ressaltou a importância de que toda a sociedade se integre para a solução dos problemas do meio ambiente e sua sustentabilidade, de modo a preservar os recursos naturais para as gerações vindouras. Destacou a forma inteligente da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo e declarou que recebê-los é parte do dever dos representantes do povo, que aqui estão para acolher propostas tão bem coordenadas como essas. Lembrou que a Assembléia paulista estabeleceu parcerias com diversos segmentos da sociedade para, juntos, encontrarem as respostas mais adequadas às suas solicitações, redundando assim em leis mais justas. Portanto, a sociedade tem aqui as portas abertas para discussão em profundidade dos problemas que a afligem e, em sua opinião, são esses debates que originam legislação e políticas públicas mais competentes para a solução de seus problemas.

O presidente da Assembléia declarou esperar que a preocupação da atual mesa diretora em enquadrar a gestão da Assembléia segundo os parâmetros da ISO 14001, que tem como foco a proteção ao meio ambiente, sirva de exemplo para outras instituições, tanto da esfera governamental como da iniciativa privada. Acrescentou ainda que a consciência da cidadania e a mobilização da sociedade pela educação e respeito ao meio ambiente são as formas corretas de atingir os objetivos para preservar no futuro os recursos que garantirão sua qualidade de vida.

Rosmary Corrêa, integrante da Secretaria Estadual de Relações Institucionais falou da importância de conscientizar a mulher para que oriente os membros de sua família com os cuidados que todos devem ter na proteção ao meio ambiente e utilização dos recursos naturais, nos hábitos do dia a dia, que devem estar pautados pela preocupação com a sustentabilidade.

O relatório com os resultados da III Conferência foram entregues por Camila Bianchi e Sourak Aranha Borralho. Camila, educadora e representante estadual da sociedade civil e participante da Frente Parlamentar pela Agenda 21, que resultou da Eco-92 e estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir sobre a forma pela qual governos e sociedade possam estudar soluções para os problemas sócio-ambientais, destacou a preocupação que norteou os estudos sobre as atividades realizadas no meio ambiente. O coordenador executivo da conferência, Sourak, comunicou suas esperanças de que os resultados apresentados sejam utilizados no desenvolvimento de políticas públicas sobre o assunto.

Encerrando, Vaz de Lima comprometeu-se a divulgar o relatório junto aos representantes municipais, para que possam, ao desenvolver a legislação local, pautá-la pelos princípios estabelecidos no estudo, de respeito ao meio ambiente e preservação da natureza.

alesp