Tarifa de ligação local entre São José, Caçapava e Jacareí


24/11/2009 18:12

Compartilhar:


Já está em funcionamento a nova tarifa telefônica entre as cidades de Jacareí, São José dos Campos e Caçapava. Agora o custo da ligação passa a ter tratamento local e não é mais necessário discar o código DDD (12) antes do número de telefone. Esta nova conquista junto ao governo federal teve o trabalho do deputado Carlinhos Almeida (PT) e de vereadores do PT das três cidades junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No último dia 17/9, a Anatel finalmente aprovou o fim da cobrança de tarifas interurbanas nas ligações entre áreas vizinhas de várias cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Os benefícios começaram a vigorar no dia 20/11. "É uma vitória de toda a nossa região porque permitirá diminuição de custos para os usuários do serviço telefônico", comemorou o deputado Carlinhos Almeida (PT), que lutou pelo fim da cobrança.

A área abrangida pelas mudanças possui mais de 290 mil terminais individuais e em torno de 7.500 telefones públicos. Famílias e empresas serão beneficiadas com a medida. Além de representar uma economia para os usuários, a decisão da Anatel também é fundamental para aprofundar a integração das cidades da região, bandeira que é defendida pelo deputado Carlinhos Almeida desde 2007 quando apresentou na Assembleia Legislativa projeto de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Em 2007, Carlinhos já havia conseguido, num trabalho iniciado pela vereadora Rose Gaspar (PT), acabar com a cobrança de interurbano entre São José e Jacareí. Agora, com a nova medida, por exemplo, os moradores de Caçapava poderão telefonar para São José e Jacareí pagando tarifa local, da mesma forma entre Cruzeiro e Lavrinhas ou entre as sedes de São Sebastião e Ilhabela.

Em 1º/7, Carlinhos voltou a pedir o fim da cobrança de tarifas interurbanas em ofício ao presidente da Anatel, Ronaldo Mota Sardenberg. Na ocasião, pediu a redução tarifária, em especial, nas áreas de conurbação - regiões de urbanização muito próximas entre duas cidades - no Vale do Paraíba e no Litoral Norte.



carlinhos@carlinhos.org

alesp