CPI para investigar cartel da laranja


25/03/2010 16:27

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/GONDIMCARTEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) está propondo a instauração de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o suposto cartel da laranja, concentrado nas mãos de quatro empresas, a Cutrale, a Citrosuco, a Citrovita e Louis Dreyfus. Segundo a Associação dos Produtores de Laranja (Associtrus), as empresas processadoras detinham menos de 600 mil pés de laranja nos anos 70. Hoje, esse número está próximo de 50 milhões de pés de laranja.

De acordo com o deputado Gondim, o cartel "esmagou" os pequenos e médios agricultores de laranja. "As empresas que formaram o cartel pagavam preços irrisórios aos produtores, por isso o cultivo da fruta passou a ser insustentável e muitos deixaram a lavoura", explicou Gondim. Como exemplo, o parlamentar citou que Pirangi, cidade do interior paulista, tinha 90% de plantação de laranja, mas, nos últimos cinco anos, esse cultivo passou a ser gradualmente substituído pelo da cana, representando hoje apenas 20% do plantio no município.

No último final de semana, Gondim esteve em Taiaçú, há 380 km da capital paulista, e confirmou o abandono do cultivo da laranja em várias cidades. "Conversei com muitos agricultores e todos me relataram que o cultivo de laranja passou a ser impraticável", afirmou o deputado.

O deputado Gondim coletou 36 assinaturas de parlamentares apoiando a instauração da CPI. Pelo Regimento Interno da Assembleia são necessárias 32 adesões de deputados, ou seja, um terço do total de parlamentares. O início dos trabalhos depende da conclusão de outras comissões, já que podem tramitar simultaneamente cinco CPIs.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp